Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Cai nível de confiança dos americanos na grande mídia

De acordo com uma pesquisa do Instituto Gallup, a confiança dos americanos na grande mídia (jornais impressos, emissoras de TV e rádio) caiu 6% desde a última medição e atingiu seu pior índice – 40% – desde que a primeira edição foi realizada, em 1997.

Questionado o quanto de confiança tem nos veículos de comunicação tradicionais no que se refere a uma cobertura completa, precisa e imparcial, o público americano oscilou, de 1997 a 2005, entre 54% e 44% de satisfação. Nos anos seguintes até esta mais recente edição, os números variaram de 47% a 40%.

Em 2003, a confiança na grande mídia chegou a 54%, porém, no ano seguinte, o índice caiu para 44%. Nos anos de 2004, 2008, 2010 e 2012 – todos anos eleitorais –, o índice de confiança apresentou queda.

Como costuma ocorrer, os americanos em geral veem a mídia mais como “muito liberal” (44%) do que como “muito conservadora” (19%). A percepção da mídia como liberal demais caiu dois pontos percentuais desde a pesquisa de 2013, enquanto a percepção como conservadora subiu seis pontos, atingindo seu maior índice desde 2006 (18%). Para um em cada três americanos (34%) , a cobertura da mídia é equilibrada – no ano passado, este número chegou a 37%.

Democratas confiam mais que republicanos

Quando a inclinação política dos entrevistados entra em cena, aqueles que se declaram democratas confiam mais na grande mídia (54%), apesar do índice de confiança ter caído 6% este ano. Entre os republicanos, apenas 27% disseram que confiam na grande mídia, 1% acima do pior número, registrado em 2012, ano da reeleição de Barack Obama como presidente.

Já entre os americanos que se declaram independentes, o índice subiu 1% em comparação ao ano passado, chegando aos 38%. Entre os republicanos, 71% consideram a mídia muito liberal. Já 52% dos democratas consideram a cobertura da mídia na medida certa. E apenas 9% dos republicanos afirmaram que a mídia realiza uma cobertura muito conservadora.

A pesquisa foi realizada por telefone, entre os dias 4 e 7 de setembro de 2014, com uma amostra de 1.017 adultos americanos.