Friday, 11 de October de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1309

Facebook quer superar YouTube em visualização de vídeos

O Facebook pretende superar o YouTube e se tornar o novo campeão de visualizações de vídeos na internet. A empresa de Mark Zuckerberg começou o ano de 2015 divulgando dados sobre a popularidade dos vídeos em sua rede social. “Em apenas um ano, o número de publicações de vídeo por usuário aumentou 75% no mundo todo e 94% nos Estados Unidos”, dizia o relatório.

Desde junho de 2014, o Facebook tem em média mais de um bilhão de visualizações de vídeos por dia. Mais de 50% das pessoas que acessam o Facebook diariamente nos Estados Unidos assistem a pelo menos um vídeo por dia; e 76% das pessoas nos Estados Unidos que utilizam o Facebook dizem ter o primeiro contato com os vídeos online pela rede social.

A partir de 2014, o Facebook começou a divulgar as contagens de visualizações de vídeos publicados diretamente em sua rede. No entanto, é preciso lembrar que o Facebook conta com um recurso de reprodução automática de vídeos, o que pode ter inflado os números.

Ofensiva

O Wall Street Journal afirma que o Facebook adotou uma prática de incentivar estrelas do YouTube a testar o upload de seus vídeos diretamente na rede social em vez de simplesmente repostar links dos vídeos que direcionam os usuários ao YouTube.

A rede social também tem negociado com empresas de mídia para trazer mais conteúdo de vídeo para o seu serviço. Pouco antes do Natal de 2014, por exemplo, foi fechada uma parceria com a liga de futebol americano, NFL, para publicação de trechos de entrevistas e imagens de jogos.

O Facebook ainda carrega algumas vantagens, como a facilidade de compartilhamento dos vídeos, além de maior interação entre usuários. Outra vantagem é que o Facebook detém 100% do lucro com a visualização de seus vídeos (no caso do YouTube, o lucro se divide com o Google, detentor do site).