Sunday, 28 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Agências de notícias negam encenação

As agências de notícias Associated Press, Reuters e AFP insistiram na veracidade das fotografias de corpos tiradas após ataque aéreo israelense no Líbano, negando veementemente que tenha havido encenação, como atestou o blog EU Referendum.


O apresentador do talk-show de rádio Rush Limbaugh deu eco à crítica. ‘Esses fotógrados estão obviamente tomando parte na propaganda. Sabem exatamente o que estão fazendo’, afirmou. ‘Cada pedaço dessa seqüência é ensaiado, e os fotógrafos sabem disso’.


A AP, segundo David Bauder [AP, 1/8/06], respondeu que a etiqueta dada às fotos pode levar a interpretações erradas, uma vez que ‘pode indicar’ a hora em que as fotos foram postas no sítio, e não a hora em que foram tiradas.


De sua parte, o EU Referendum e outros canais como o Yahoo e o programa da BBC Newsnight continuam convencidos de que é preciso conhecer a verdadeira identidade do misterioso homem do capacete verde para entender o que realmente aconteceu ali.


‘Nada aqui é evidência conclusiva de que as fotos foram encenadas’, declarou o EU Referendum na terça-feira. ‘É justo dizer, no entanto, que há questões que permanecem obscuras e boas razões para desconfiar’.


Na quarta-feira, o blog também revidou o artigo de David Bauder, da AP. ‘As agências de notícias que publicaram as fotos em Qana se reuniram e fizeram com que David Bauder escrevesse uma reportagem em resposta ao EU Referendum’, afirmou o blog. Para ‘arquitetar sua verborragia intelectual’, Bauder se concentrou em um post do EU Referendum, ignorando os outros, particularmente o último, que antecipa os pontos que Bauder viria a fazer em seu artigo.


O golpe final do EU Referendum vem, na verdade, de um outro blog, o Little Green Footballs. Ao reproduzir o link que leva a um memorando interno da Associated Press, o EU Referendum conclui: ‘A AP realmente sabe como cuidar de seus funcionários’, uma clara indicação de que a AP estimulou ‘dramatizações’ ao oferecer um prêmio de US$500 à ‘imagem da semana’.