Sunday, 28 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Apple apresenta plataforma de publicidade móvel

O executivo-chefe da Apple, Steve Jobs, afirmou esta semana que a plataforma iAd, sua rede publicitária móvel, será lançada em 1/7. Durante apresentação na Conferência Mundial para Desenvolvedores da Apple, em São Francisco, Jobs disse estimar que a plataforma atraia US$ 60 milhões em publicidade na segunda metade deste ano, com contratos já fechados com grandes anunciantes, como Nissan, Citigroup, Unilever, General Electric, AT&T – provedor exclusivo do iPhone –, e a Walt Disney, onde o executivo é acionista. ‘Para algo que não está no mercado ainda, é muito dinheiro’, avalia Noah Elkin, analista da eMarketer. ‘Ao se colocar por trás da publicidade móvel desta maneira, a Apple pode acelerar o setor’.


A plataforma estará disponível no novo celular da Apple, o iPhone 4, que foi apresentado durante a conferência. O iAd permitirá que desenvolvedores incorporem publicidade sofisticada e interativa aos aplicativos desenvolvidos para a loja da Apple, a App Store, que vende programas para os aparelhos da empresa. Atualmente, a loja tem 225 mil aplicativos disponíveis que já foram baixados cinco bilhões de vezes.


Estímulo


A Apple dará 60% dos lucros gerados com os anúncios no iAd aos desenvolvedores. Segundo Jobs, a empresa não tem intenção de se tornar uma agência publicitária. ‘A plataforma foi concebida para ajudar nossos desenvolvedores a ganhar dinheiro, para que continuem a criar aplicativos gratuitos e de baixo custo para nossos usuários’, alegou.


O mercado publicitário móvel deve atingir US$ 593 milhões em 2010 e US$ 1,6 bilhão em 2013, de acordo com estimativas da eMarketer. Em janeiro, a Apple comprou a Quattro Wireless, empresa de publicidade móvel, por uma quantia não revelada, e usou sua plataforma para criar o iAd. Informações de Nat Worden [Wall Street Journal, 8/6/10].