Monday, 06 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Blogs e sites noticiosos dão o tom na França


O Globo, 31/03


André Machado


Blogs e sites noticiosos dão o tom na França e chegam a ter 1,8 milhão de visitantes por mês


Nem só de EUA vive o mundo tecnológico e midiático. Na França, blogs noticiosos, especialmente de cunho político, vêm crescendo e aparecendo, cortesia de dissidentes dos jornalões tradicionais como ‘Le Monde’ e ‘Libération’.


Recentemente, foi lançado por lá o site de notícias Atlantico, cuja meta é alcançar 600 mil visitantes únicos. Ele apresenta links para reportagens de outros sites (como faz o Daily Beast). Além de reportagens feitas por dez jornalistas, o site traz contribuições de especialistas e editorialistas. Seus fundadores – Jean-Sébastien Ferjou, Pierre Guyot, Loïc Rouvin e Igor Daguier – detêm 51% do capital do site. Os outros 49% pertencem à Free Minds, uma holding de investidores.


Outro exemplo é o Rue 89, com 1,8 milhão de visitantes mensais, que foi lançado em maio de 2007. Ele foi criado pelos jornalistas Pierre Haski, Laurent Mauriac, Pascal Riché, Arnaud Aubron e Michel Lévy-Provençal, egressos de títulos como ‘Libération’ ‘Ouest-France’ e ‘La Tribune de l’Économie’.


O Rue 89 aceita colaborações de internautas e pode até abrigar novos blogs, mas todas as colaborações estão sujeitas à análise da equipe. Os colaboradores não recebem pagamento, como ocorre no Huffington Post. Para se financiar, além da publicidade, o Rue 89 criou uma butique, na qual vende camisetas e canecas com temas ligados a acontecimentos contemporâneos.


Textos opinativos on-line refletem contexto histórico


Segundo o coordenador do curso de Jornalismo da PUC-Rio, Leonel Aguiar, a disseminação de blogs opinativos cala fundo no continente europeu.


– Se os blogs franceses chamam a atenção do público, isso se deve ao contexto histórico europeu, em que a opinião e a reflexão sempre prevaleceram – pondera. – Mais do que sites noticiosos, os blogs são o lugar para o comentário e a análise.


Para a professora Cristiane Costa, coordenadora do curso de Jornalismo da Escola de Comunicação da UFRJ, há um movimento da mídia em direção a blogs e redes sociais, que deve ser observado com atenção.


– Os próprios sites noticiosos até se parecem mais com blogs hoje em dia. Procuram usar a agilidade visual dos blogs, enquanto estes, ao mesmo tempo, vêm migrando para dentro de Facebook e Twitter – diz.