Sunday, 21 de July de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1297

Colunista demitido após resenhar filme pirateado

O colunista de entretenimento Roger Friedman, da Fox News, foi demitido após escrever, na semana passada, uma crítica do filme X-Men Origins: Wolverine. O problema: Friedman assistiu a uma cópia pirata do longa, conseguida na internet. Na resenha, o colunista afirmou que ‘levou menos que segundos para começar a ver o vídeo em seu computador’.


O filme, da 20th Century Fox, é baseado nos heróis de quadrinhos X-Men e deve estrear mundialmente no fim de abril. ‘Nós, junto com a 20th Century Fox, temos sido um líder consistente na luta contra a pirataria e temos zero de tolerância para qualquer ação que encoraje e promova a pirataria’, afirmou a Fox News.


Tanto a Fox News quanto a 20th Century Fox são subsidiárias da News Corporation, do magnata Rupert Murdoch. O estúdio informou que uma cópia do filme foi roubada na semana passada e vazou para a rede, ficando disponível em sítios de compartilhamento de arquivos. ‘[A cópia] Não tinha muitos efeitos [especiais], tinha cenas não editadas e sons e música temporários’, afirmou o porta-voz do estúdio, Chris Petrikin, sobre a versão online. Informações da AFP [7/4/09] e de Brooks Barnes [New York Times, 8/4/09].