Saturday, 27 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Computador substitui jornalista na geração de notícias

Uma agência de notícias americana encontrou uma maneira de substituir seres humanos nas redações, utilizando computadores para escrever alguns de seus artigos, noticia Aline van Duyn [The Financial Times, 17/8/06]. Desde março deste ano, a Thomson Financial, grupo de informações financeiras, está usando computadores para gerar algumas de suas matérias. O grupo considera os resultados tão positivos que planeja expandir a prática.

Os computadores trabalham tão rápido que cada matéria é escrita em 0,3 segundos. Ao usar resultados prévios no banco de dados da Thomson, as matérias geradas por computador afirmam se uma empresa se saiu melhor ou pior do que o esperado, fazendo assim uma análise mais aprofundada. ‘A questão não é sobre redução de custos, mas sobre como entregar informações para nossos clientes em uma velocidade através da qual eles possam tomar uma decisão de negócios quase que imediata’, observa Matthew Burkley, vice-presidente de estratégias da Thomson Financial. ‘Isto significa que podemos liberar os repórteres para que tenham mais tempo de pensar’. Burkley afirma que as matérias geradas por computadores não apresentaram nenhum erro até o momento; no entanto, elas eram muito padronizadas. ‘Vamos tentar escrever alguns outros adjetivos no programa’, completa.

O programa da Thomson padroniza textos para permitir a produção de diferentes tipos de matéria. Com custo de US$ 150 mil a US$ 200 mil, o software tenta alcançar rivais como Reuters e Bloomberg. O grupo também contratou diversos repórteres especialistas para agilizar suas operações jornalísticas. A Reuters revela que gerou algumas matérias automaticamente, enquanto a Bloomberg nega que utilize tal prática.