Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Depois de Kelley, USA Today passa por mudanças

Menos de dois meses após de assumir o controle do USA Today no rasto do escândalo Jack Kelley, o editor Ken Paulson já programou uma série de mudanças com o objetivo de melhorar a credibilidade e a imagem pública do jornal.

Entre as promessas de Paulson, estão a de reunir mensalmente a equipe do USA Today e a de aumentar as restrições no uso de fontes confidenciais. Antes, repórteres que quisessem utilizar fontes anônimas tinham que informar a seu supervisor direto a identidade da pessoa. Agora, segundo Paulson, um dos cinco editores-executivos do jornal terá que ser comunicado do uso destas fontes e decidir se deve autorizá-las, analisando se elas são realmente essenciais para a matéria.

O editor também criou um novo cargo: editor de padrões e desenvolvimento, que será ocupado por Adel Crowe. ‘O trabalho dela será ler cuidadosamente o jornal todos os dias e assegurar que estamos mantendo o nosso compromisso com os leitores’, explicou ele. ‘Se ela achar que não estamos seguindo nossa política, deve nos notificar. Não é um cargo de ombudsman; é um tipo de técnico de integridade’.

Mas o USA Today também tem o cargo de ombudsman, ocupado por Brent Jones. Recentemente, Paulson deu a Jones mais notoriedade, e instruiu que sua foto fosse publicada diariamente na página de editorial junto com um convite para que os leitores enviassem a ele qualquer reclamação sobre o jornal. ‘Um dos maiores problemas dos leitores é que quando eles queriam fazer reclamações, não podiam’, disse Paulson. ‘Agora, Jones se encontra todos os dias com os editores-executivos e reporta a eles o que os leitores lhe disseram nas últimas 24 horas’.

Paulson assumiu o cargo em 29/4, depois que a editora Karen Jurgensen pediu demissão por causa do escândalo do jornalista Jack Kelley. Kelley saiu do jornal em janeiro, depois do surgimento de questões sobre a veracidade de informações publicadas por ele ao longo de vários anos. O caso levou a uma investigação interna que descobriu que Kelley havia de fato inventado os elementos colocados em dezenas de matérias suas. Informações de Joe Strupp [Editor & Publisher, 17/6/04].