Wednesday, 01 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Diretor da BBC defende liberdade de atuação

Mark Thompson, diretor-geral da rede pública britânica BBC, lançou uma defesa firme do jornalismo investigativo e afirmou que jornais não deveriam estar sujeitos à mesma supervisão regulatória de emissoras de rádio e TV. Ele reforçou ainda que, mesmo sob as melhores circunstâncias, exercer o jornalismo investigativo é uma tarefa difícil. “Sejam quais forem as conclusões da investigação dos grampos telefônicos [no tabloide recém-fechado News of the World], é importante que a habilidade de jornalistas investigativos sérios para fazer seu trabalho não seja enfraquecida ou reprimida de maneira desnecessária”, ressaltou.

Thompson citou o escândalodos pedidos indevidos de despesas de membros do parlamento como um exemplo de algo que a BBC, organização financiada por meio de taxas pagas pelo público, não seria capaz de fazer porque teria de conseguir as informações de maneira ilegal. “O jornal Telegraph, privado, teve uma visão diferente e foi capaz de publicar uma série de matérias que, vistas como um todo, eram claramente de interesse público”, afirmou.

Ele ainda rebateu críticos da BBC que alegam que a cobertura da emissora sobre o escândalo dos grampos foi tendenciosa pelo fato de a rede ser rival da operadora de TV paga BskyB. Thompson mencionou uma pesquisa da BBC que mostrou que 81% do público acreditava ser importante cobrir o episódio. Ainda assim, o boletim de notícias noturno da BBC dedicou menos minutos ao caso do que o da ITV, e a Sky News registrou mais tempo sobre o assunto no período das 17h às 18h do que a BBC News Channel.

As declarações de Thompson podem ser vistas como uma resposta ao anúncio do primeiro-ministro David Cameron de que a investigação sobre as práticas da mídia britânica seriam extendidas a emissoras e redes sociais. A BBC foi citada por Cameronquando ele mencionou a necessidade de regras mais rígidas para propriedades de mídia. Informações de Lisa O’Carroll [Guardian, 22/7/11].