Sunday, 28 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Donos de e-readers são público potencial para jornais

Pessoas que têm ou planejam comprar um leitor de livros eletrônico como o Kindle ou o Nook – estima-se que sejam nove milhões de adultos nos EUA – são um público potencial para jornais, revelou um estudo divulgado na semana passada pelo Scarborough Research.

O instituto de pesquisa descobriu que 78% dos adultos entrevistados que possuem leitores eletrônicos, o equivalente a quatro milhões de pessoas, leram jornal na versão impressa ou online na semana anterior à pesquisa. O número é maior que os 71% do total de adultos entrevistados. Assim, pessoas que têm contato com leitores eletrônicos são 11% mais propensas a ler um jornal regularmente.

Enquanto apenas 27% de todos os adultos disseram ter visitado um site de jornal no mês anterior, 41% dos adultos com o aparato o fizeram, o que os torna 48% mais propensos do que todos os consumidores nacionais a terem visitado um site de jornal no período.

Além disso, metade dos adultos em casas com leitores eletrônicos lê jornal aos domingos, comparado a 46% de todos os adultos. ‘Os e-readers estão se tornando uma importante tecnologia para milhões de americanos’, opina Gary Meo, vice-presidente de serviços de jornais e mídia digital do Scarborough Research. ‘Muitas editoras estão determinando estratégias para tornar seu conteúdo disponível nos leitores eletrônicos, e isto irá criar uma oportunidade para aumentar audiência e lucro’. Informações da Editor & Publisher [6/10/10].