Friday, 03 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Duquesa de York cai em armadilha de tablóide

A rainha Elizabeth parece não dar sorte com noras. Seu descontentamento com Diana nunca foi segredo, e a popularidade da princesa parece assombrar até hoje a família real. Mas se com a ex-mulher do príncipe Charles os problemas eram dramáticos e românticos, dignos de um bom roteiro hollywoodiano, com Sarah Ferguson eles causam vergonha pura e simples. A duquesa de York, ex-mulher do príncipe Andrew, foi filmada na semana passada aceitando receber 40 mil dólares em dinheiro – e a promessa de mais de 700 mil dólares posteriormente – de um ‘rico empresário’ em troca de ‘acesso’ a seu ex-marido. ‘Posso abrir qualquer porta que você quiser’, teria dito Sarah. O problema: o rico empresário era, na verdade, um repórter disfarçado, e a duquesa caiu como um patinho na armadilha do tablóide News of the World.

O jornal, que pertence à News Corporation, do magnata Rupert Murdoch, é conhecido por pagar grandes quantias de dinheiro a fontes por informações – e imagens, é claro – escandalosas sobre figuras públicas, em especial políticos e estrelas do esporte, e por tramar pegadinhas elaboradas como a que flagrou Sarah. Em 2006, um repórter do tablóide passou quatro meses na prisão por grampear mensagens de telefone celular de funcionários da família real. Nesta última empreitada, um jornalista, fingindo-se de empresário, levou a duquesa para jantar em um restaurante de Londres e seguiu com ela para seu apartamento, onde colocou 40 mil libras em notas de 20 em uma mesa. Depois de prometer mais dinheiro, a duquesa prometeu que iria apresentá-lo a Andrew.

Em uma declaração, Sarah afirmou que se arrepende pela situação e pela vergonha causada. ‘É verdade que minha situação financeira não é boa. Mas isso não é desculpa para este sério erro e sinto muito que isso tenha acontecido’. O Palácio de Buckingham divulgou nota ressaltando que o príncipe Andrew nega ter conhecimento de qualquer encontro ou conversa entre sua ex-mulher e o jornalista do News of the World. Segundo o jornal, a duquesa recebe $21,500 por ano em seu acordo de divórcio. O casal, que tem duas filhas, se separou em 1996. Informações de Sarah Lyall [The New York Times, 23/5/10].