Saturday, 04 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Grupo pode enfrentar acusações de corrupção corporativa

A News Corporation, proprietária do The Sun e doThe Times, pode enfrentar acusações de corrupção corporativa por suposto suborno de funcionários públicos, como policiais, equipe hospitalar e do sistema carcerário em troca de informações. As acusações estão sendo investigadas pela operação Elveden.

Mais de 20 jornalistas do The Sun foram presos como parte da operação e alguns aparentemente estariam sofrendo pressões para identificar executivos do alto escalão do grupo de Rupert Murdoch que teriam tido conhecimento sobre pagamentos feitos em troca de informação. Os repórteres teriam sido presos como parte de uma investigação maior sobre grampos telefônicos e supostos subornos no braço britânico da News Corporation. A maioria já voltou a trabalhar no The Sun, que está pagando por seus custos legais. Diversos já reclamaram sobre o aparente conflito de interesse ao serem colocados sob pressão pela polícia para revelar detalhes sobre a organização que está pagando por seus salários e custos legais.

Legislações

O Ato de Prevenção à Corrupção 1906 permite que acusações de corrupção sejam levadas a um nível corporativo e pode ser usado caso uma “mente controladora”, como um membro do conselho, soubesse da ilegalidade. Já o Ato de 2010 provavelmente não será usado contra a News International, pois só se aplicam a atos cometidos depois de julho de 2011. A possibilidade de a News International enfrentar acusações corporativas no Reino Unido aumenta significantemente a presão na News Corporation. Acusações semelhantes poderiam ser abertas nos EUA, sob o Ato de Prática de Corrupção no Exterior, que tem jurisidição internacional e poderia ser aplicado mesmo se as ofensas forem cometidas no Reino Unido. Informações de Jonathan Russell [The Telegraph, 9/11/12].

Leia também

A resistência surpreendente da News Corporation