Thursday, 02 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Politico experimenta sistema de cobrança online

O Politico, organização de mídia que cobre em detalhes o espectro político americano, começará a experimentar um sistema de acesso pago a seu site. “Vamos testar um sistema para assinaturas em alguns estados e internacionalmente”, informaram à equipe, em memorando, John F. Harris, editor-chefe; Jim VandeHei, editor-executivo; e Kim Kingsley, diretora de operações. O site, no entanto, não testará o acesso pago em Washington, onde tem mais leitores.

O memorando enfatizava que, embora a mudança seja “pequena” e “experimental”, representa uma alteração no modo de pensar da organização. “Não é algo que temos que fazer, mas sim que queremos fazer para ter um conhecimento maior do desejo dos leitores de pagar pelo nosso jornalismo”, explicava. “Acreditamos que toda empresa de mídia de sucesso irá, no fim das contas, cobrar por seu conteúdo”.

O Politico começou como um site, mas evoluiu também para uma versão impressa com anúncios e um serviço premium para assinantes. A questão agora é verificar como os fãs incondicionais do site se sentirão sobre se juntar ao grupo de leitores pagantes. O teste foi adiantado alguns meses devido ao sucesso da experiência de outras organizações de mídia, que estão adotando cada vez mais a cobrança por conteúdo. “Está consideravelmente mais claro que os leitores estão mais propícios do que pensávamos a pagar pelo conteúdo que eles gostam e valorizam”, afirmava o memorando. Daqui a seis meses, o Politico avaliará os resultados.

Leia também

Jornais em todo o mundo aderem à cobrança online

Cobrar conteúdo online é reação a menos publicidade

O valor da informação de qualidade