Saturday, 05 de October de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1308

Editor mexicano morto em emboscada

Francisco Ortiz Franco, editor do jornal mexicano Zeta, foi assassinado em uma emboscada em Baja California, na terça-feira, 22/6. Policiais afirmaram que o jornalista estava com seus dois filhos na ocasião, mas as crianças não foram feridas.

O jornal semanal Zeta ficou conhecido por sua luta contra o tráfico de drogas com a publicação de reportagens sobre a influência de traficantes em Tijuana, berço de um grande número de operações ilegais.

O co-fundandor do jornal, Hector Felix Miranda, também morreu em uma emboscada, em 1988. Dois homens foram condenados pelos assassinato. Em 1997, o publisher do Zeta, Jesus Blancornelas, foi seriamente ferido em um ataque onde morreram seu motorista e guarda-costas.

Na quinta-feira, 24/6, jornalistas prestaram uma homenagem a Ortiz, marchando nas ruas de Tijuana com fitas pretas nas roupas e bandeiras de protesto contra a violência. Ao final da caminhada, foi feito um minuto de silêncio e depois os jornalistas aplaudiram o colega morto.

‘Quando eles atacam um de nós, eles atacam a todos nós’, desabafou Rafael Morales, vice-presidente da Associação de Jornalistas de Tijuana. ‘Já basta. Não é justo que jornalistas tenham que pagar com sangue por seu trabalho feito com a caneta ou a câmera’. Informações de Will Weissert [AP, 22/6 e 24/6/04].