Saturday, 11 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1287

Empresas de mídia investem no tablet da Apple

Antes do iPad chegar às lojas americanas, no último fim de semana, já estavam disponíveis, na loja virtual da Apple, aplicativos das maiores empresas de mídia do país. Segundo Mark Walsh [Media Post News, 2/4/10] e Marin Perez [IntoMobile, 2/4/10], se o tablet não puder salvar a imprensa, não será por falta de oferta aos consumidores.

Os jornaisNew York Times eUSA Today já disponibilizaram seus aplicativos. O doTimes traz duas páginas com o ‘melhor conteúdo’ do jornal, escolhido por editores. O conteúdo do jornalão é, por enquanto, gratuito, mas uma versão completa paga deve ser lançada em breve. A versão gratuita é patrocinada pela marca de cartão de crédito Chase Sapphire, voltada ao público de alta renda. ‘Este aplicativo é uma grande oportunidade para anunciantes usarem a mais nova tecnologia digital para alcançar a audiência leal do jornal’, afirmou Denise Warren, vice-presidente da New York Times Company.

Já o aplicativo doUSA Today trouxe, a princípio, uma versão gratuita completa do jornal para o formato do aparelho, patrocinada pela rede hoteleira Marriot, no que foi descrito como ‘a primeira extensão digital do programa de jornais do hotel’. A versão gratuita seria, entretanto, substituída por uma assinatura.

Dentre as revistas, aMen´s Health está apostando forte no iPad. Além do conteúdo que é oferecido na edição impressa, o aplicativo terá extras interativos, como pesquisas em tempo real, links para o Twitter e o Facebook, slideshows e vídeos de bastidores das sessões de fotos. Por cada edição mensal, o usuário terá que pagar US$ 4,99.

Em relação aos canais a cabo, a MTV traz o desenhoBeavis e Butt-head em formato digital e aplicativos para outros programas por valores que variam de US$ 2,99 a US$ 4,99. O Discovery Communications oferece o programaCaçadores de Mitos com vídeos interativos e jogo imersivo por US$ 4,99.