Sunday, 28 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Fox News surpreende e faz sucesso

A cobertura da convenção do Partido Republicano deu novo combustível ao debate sobre a tendência supostamente conservadora da rede de notícias mais assistida nos EUA, a Fox News. Mark Memmott, do USA Today [2/9/04] destacou que os comentaristas da emissora fizeram críticas inesperadas sobre o evento em que George W. Bush foi oficialmente nomeado candidato à reeleição. A presença da primeira-dama Laura Bush no palanque, assim como de suas filhas gêmeas Barbara e Jenna, foi condenada. ‘Não estamos elegendo uma família’, observou no ar Fred Barnes, editor-executivo do Weekly Standard, um dos notórios conservadores que compunham a equipe da Fox News no Madison Square Garden.

O moderador do programa era o âncora Brit Hume, que ganhou matéria no Boston Globe [1/9/04] como exemplo de jornalista que dá notícias destoantes da suposta tendência liberal do restante da grande mídia, sem, no entanto, se exaltar, como o faz, por exemplo, Bill O´Reilly. O apresentador de talk show, um dos mais criticados da Fox News por sua tendência abertamente direitista, chega a gritar com os convidados.

Hume fez questão de contradizer a cobertura dos protestos ocorridos próximos ao recinto da convenção. Ele afirma que os jornais, em geral, enfatizaram que as manifestações teriam sido pacíficas, o que não seria verdade. ‘O termo ‘f…-se’ era abundante nos cartazes e nas bocas dos manifestantes’, afirma. Apesar de suas notícias estarem algo à direita do resto da imprensa, o âncora não admite ser chamado de tendencioso. ‘Imparcialidade não é uma atitude. É uma habilidade profissional que precisa ser desenvolvida e exercitada. Sou conservador, mas quando estou fazendo isso aqui, sou um jornalista. Acredito ser possível que minhas visões políticas entrem nas minhas reportagens se eu não tomar cuidado. A melhor maneira de evitar isso é encará-las’, explica.

Os democratas têm reclamado que a Fox News deu muita atenção ao grupo de veteranos que acusa o candidato John Kerry de ter mentido sobre sua participação na Guerra do Vietnã, mesmo depois que algumas das alegações dos ex-militares se mostraram duvidosas. Hume se diz orgulhoso com o enfoque dado para o assunto por sua emissora. ‘Suponhamos que amanhã de manhã 10 membros da Guarda Nacional de Bush dissessem que ele não serviu. Você acha que o New York Times ou o Washington Post deixariam isso passar?’

Dados da Nielsen Media Research mostram que, durante a cobertura das convenções partidárias, a Fox News chegou a ter mais audiência que suas duas concorrentes, CNN e MSNBC, juntas. O diretor do Project for Excellence in Journalism da Universidade Columbia, de Nova York, Tom Rosenstiel, aponta que o sucesso do canal poderá influenciar todo o telejornalismo americano, tornando-o mais parecido com a Fox News; o que, de modo geral, significaria substituir parte da programação hard news por atrações com comentaristas conservadores.