Sunday, 28 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Funeral de jornalista é marcado por violência

Homens armados abriram fogo contra a procissão fúnebre da jornalista Atwar Bahjat, correspondente do canal de TV al-Arabiya, e lançaram uma bomba em uma patrulha militar iraquiana que escoltava cerca de 150 pessoas que acompanhavam o funeral – incluindo diversos jornalistas – em Bagdá, no dia 25/2. No ataque, três pessoas morreram e seis ficaram feridas.

Forças de segurança que estavam no local reagiram e o Exército enviou mais 60 soldados para a área, como informou o militar iraquiano Jassim al-Wahish. O incidente aconteceu próximo à residência do clérigo sunita Harith al-Dhari, presidente da Associação de Estudos Muçulmanos do Iraque, e seus guardas também ajudaram na proteção do cortejo fúnebre.

Atwar e mais dois funcionários da al-Arabiya, todos sunitas, foram assassinados quando cobriam os protestos resultantes da explosão da mesquita xiita Askariya, na cidade de Samarra. A destruição da ‘mesquita dourada’ gerou uma onda de violência que já matou centenas de pessoas no país. Informações da Associated Press [25/2/06].