Sunday, 05 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Jornais europeus diminuem formato para atrair leitores

Dizem que as melhores coisas estão nos menores pacotes. A editora alemã Axel Springer Verlag irá testar a teoria acima com o lançamento do Welt Kompakt, versão em tablóide do jornal diário Die Welt. É o primeiro jornal alemão de peso a investir no formato tablóide, mas se o sucesso da experiência inglesa se repetir na Alemanha, ele não será o último.

O jornal The Independent, com sede em Londres, está tão animado com o sucesso de sua versão compacta lançada há sete meses que decidiu parar de publicar o jornal no formato grande. Desde que lançou seu tablóide, a circulação total do jornal aumentou 15%. O Times também tenta encorajar seus leitores a optar pela versão tablóide, e o Daily Telegraph considera apostar na mesma idéia.

O fenômeno não acontece apenas na Inglaterra. A Espanha deu adeus a seu último jornal em formato grande no ano passado. Há três anos, o grupo italiano Monrif transformou seus três títulos principais, distribuídos em Milão, Florença e Bologna, em tablóides. Em países escandinavos, pelo menos metade dos jornais estão disponíveis apenas neste formato; e países como Áustria, Suíça, Bélgica e Holanda também estão experimentando os jornais compactos. De acordo com informações de Jim Chisholm, da Associação Mundial de Jornais, pelo menos 30 jornais em todo o mundo têm planos concretos de adotar medidas semelhantes.

Praticidade e preconceito

O motivo do sucesso dos tablóides pode ser explicado por sua praticidade. Mulheres e jovens consideram que as páginas menores são mais fáceis de serem manipuladas, principalmente em meios de transporte como ônibus e metrô.

Mas o preconceito com estes jornais ainda existe. Os tablóides são comumente associados a páginas e mais páginas de fotos de mulheres de topless e fofocas de celebridades. Os editores do Welt Kompakt afirmam que o novo jornal, vendido a 50 centavos de dólar, é tablóide apenas no formato. E, ao contrário dos modelos ingleses, que se resumem a mini-versões dos jornais grandes, ele terá conteúdo diferente do Die Welt. ‘É um jornal independente com um conceito independente’, diz seu editor-chefe, Jan Eric Peters. ‘Enquanto o Die Welt é um jornal forte em análises e reflexões com muita informação, o Welt Kompakt irá oferecer uma competente visão panorâmica das últimas notícias’, resume ele.

O horário de trabalho dos repórteres do Welt Kompakt será modificado para que as notícias publicadas sejam atuais. O jornal também terá um design colorido e muitas fotos, em um esforço para atrair novos leitores que não possuem o hábito de ler jornal.

Mas, pelo menos nas primeiras oito semanas, apenas os leitores de Berlim irão conhecer a novidade. Originalmente, a fase de testes do novo jornal seria feita na área de Düsseldorf, mas, em uma escolha surpreendente, ela foi transferida para o competitivo mercado de Berlim. ‘Berlim é o mercado com o maior número de jornais na Alemanha. Tem também o maior número de não-leitores. A performance do jornal neste ambiente será uma resposta conclusiva’, disse Peters.

O futuro?

Mas os tablóides são realmente a solução para o futuro dos jornais? Segundo artigo da revista Economist [27/5/04], eles estão longe disso. Mesmo que seu formato seja preferido pela maioria das pessoas, ele traz alguns problemas. Um deles é o fato de os anunciantes se recusarem a pagar a mesma quantia que pagariam por um espaço publicitário em um jornal de tamanho grande. Por isso, os jornais têm que contar com um significativo aumento na circulação para que possam compensar o prejuízo na renda publicitária. Assim, o exemplo do sucesso do Independent pode encorajar jornais do mundo inteiro, mas não serve de garantia de lucros. Com informações do Deutsche Welle [26/5/04].