Friday, 03 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

LA Times acusado de falsa pesquisa eleitoral

Republicanos acusam o Los Angeles Times de conduzir uma pesquisa política falsa, mas o jornal defende vigorosamente seus números e métodos, afirma Jennifer Harper [The Washington Times, 16/6/04].

A pesquisa do Times, divulgada em 10/6, mostra o candidato democrata à presidência dos EUA, senador John Kerry, liderando a corrida presidencial, com 51% de intenção de voto, contra 44% para George Bush. Segundo o estrategista da campanha de Bush, Matthew Dowd, e o pesquisador republicano David Winston, os resultados apontados pelo jornal foram distorcidos para favorecer os democratas.

O Times sustenta a afirmação de que os resultados são legítimos. De acordo com uma declaração da diretora da pesquisa, Susan Pinkus, 38% das pessoas pesquisadas eram democratas, 25% eram republicanas, e 24% se disseram independentes. Segundo Susan, esta distribuição é equivalente às das pesquisas feitas pelo Times em anos anteriores.

Segundo Winston, a diferença de 13 pontos percentuais entre os dois candidatos é ‘uma margem gigante e desconhecida. Normalmente, esta diferença chegaria a três ou quatro pontos’. Ele baseia suas afirmações em pesquisas feitas pelo Voter News Service nas eleições presidenciais de 1992, 1996 e 2000.