Saturday, 11 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1287

Maior número de fontes não produz aumento de informações

Uma explosão de fontes de notícias online nos últimos anos ainda não gerou um aumento correspondente na quantidade de matérias nos EUA, em especial notícias locais de qualidade, revelou um estudo da Comissão Federal de Comunicações (FCC, sigla em inglês).

A cobertura de assuntos sobre administrações locais foi reduzida a um ponto tão alarmante que deixou o governo com mais poder do que nunca para estabelecer a pauta e dar declarações sem questionamento, concluiu a pesquisa. “Em muitas comunidades, enfrentamos agora uma deficiência de reportagem local profissional e responsável”, afirmou o jornalista Steven Waldman, autor do estudo. Com menos repórteres, releases de políticos acabam tendo uma influência maior, contribuindo para uma migração de poder em direção a instituições e cada vez mais longe dos cidadãos.

Waldman fez diversas recomendações em sua pesquisa, como tornar reportagem de campo disciplina obrigatória nas faculdades de jornalismo; destinar mais recursos publicitários do governo para a mídia local, em vez da nacional; e mudar o sistema de impostos para encorajar doações para organizações de mídia sem fins lucrativos. Informações de Jeremy W. Peters e Brian Stelter [The New York Times, 9/6/11].

Leia Também

Relatório alerta sobre a importância estratégica do noticiário local