Thursday, 16 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1288

Mara Gama

‘Os leitores Kurt, José Carlos e Paulo criticaram o UOL neste começo de semana pelo que consideraram pouca exposição da cobertura do lançamento da pré-candidatura do ex-governador José Serra à presidência da República no sábado, 10 de abril.

‘Qualquer espirro do Lula ou da Dilma Roussef merece destaque e permanência por horas a fio na primeira página do UOL. O lançamento da pré-candidatura do ex-governador José Serra teve algumas poucas horas de duração na página, sendo prejudicado pela chuva do RJ e pela morte do presidente da Polônia. Depois, por alguns momentos, alcançou o alto. Estranho, sabendo-se da importância do fato, que não receba dos editores o tratamento correspondente’, escreveu José Carlos.

‘É incrível como vocês abordam as notícias da Dilma e do Serra de maneira diversa. Quando a Dilma se lançou como pré-candidata, teve imagens e vídeos no site. Legal, assim que se faz. Foi a vez do Serra, o que aconteceu? Nada. Nem imagem teve. Teve imagem da moda de São Paulo e até da peca de ‘não sei quem’. Candidato a presidente que é bom, nada’, afirmou Kurt.

Paulo escreveu: ‘Absurdo o UOL não destacar o lançamento nacional da pré-candidatura do ex-governador José Serra’.

O assunto ocupou a área de notícias da home page do UOL entre 11h e 17h do sábado:

A chamada enviava o leitor para um acompanhamento minuto a minuto do evento feito pela equipe da Folha:

Na noite de sábado, a pré-candidatura recebeu destaque no topo da página.

Confrontada com estas críticas, a equipe que edita a home page do UOL afirma que o portal não tem preferência por nenhum partido político ou candidato presidencial. ‘No último sábado, o UOL publicou 39 textos, dois vídeos e um álbum de fotos com 41 imagens sobre o lançamento da candidatura presidencial do PSDB, que ocuparam lugares de destaque na home page do UOL’, escreveu o jornalista Alexandre Gimenez.

A pré-candidatura da ex-ministra Dilma Roussef foi lançada durante Congresso do PT, em 20 de fevereiro, também um sábado. Durante todo o dia, as manchetes do UOL foram dedicadas ao assunto:

O lançamento da pré-candidatura de Dilma teve mais manchetes na home page do UOL. Ter maior número de manchetes num dia não significa que o portal apoie a candidatura de Dilma Roussef. Mas há que se levar em conta que esta associação pode ser feita pelo público.

No domingo, 21 de fevereiro, o UOL exibia pela manhã imagem que remetia a um álbum com a biografia da pré-candidata e manchete com o tema da pré-candidatura.

Dilma Roussef disputará sua primeira eleição. Sua biografia não é tão conhecida e acho que foi importante que o UOL tenha preparado uma cronologia ilustrada para publicar quando do anúncio da pré-candidatura.

José Serra foi deputado federal, senador, prefeito e governador. Apesar de ser muito mais conhecido do eleitorado brasileiro, sua biografia atualizada poderia ter sido publicada também na ocasião do lançamento de sua pré-candidatura.

Não encontrei nada similar publicado recentemente em UOL Notícias. Uma busca no UOL traz como resultado uma antiga biografia do pré-candidato tucano, no site de Educação. O texto, que não tem a data de publicação – o que considero um erro de edição – termina com a informação de sua eleição a governador, em 2006.

Novo site de Eleições

Novo site de eleições lançado hoje no UOL é dividido em quatro seções: um índice de notícias, pesquisas eleitorais, calendário eleitoral e guia do eleitor. Segundo texto publicado hoje, no site o internauta ‘encontra as últimas notícias sobre a definição das candidaturas, os roteiros dos presidenciáveis, pesquisas eleitorais e entrevistas, além de serviços que o ajudam a se informar sobre o voto e sua situação eleitoral’.

Mesmo considerando que se trata de uma primeira fase do site, como informa a sua apresentação, acho que faltam conteúdos essenciais para o internauta, como biografias e ou cronologias de vida dos candidatos e uma coleção de textos e artigos importantes já publicados.

Na área de pesquisas eleitorais, o mesmo layout que o UOL vem apresentando, sem melhorias. Já ciritiquei algumas vezes a página, pela dificuldade de leitura. Vou me repetir, mas acho necessário: não dá para comparar pesquisas com esta apresentação.

O texto que anuncia o lançamento do site não consta da área Notícias sobre o UOL (pelo menos até a publicação deste post), que supostamente deveria informar ao público sobre novidades como esta.’