Monday, 06 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Murdoch oferece desconto a anunciantes

Depois de anunciar a criação de um caderno voltado a Nova York no Wall Street Journal para competir diretamente com o New York Times, o magnata Rupert Murdoch declarou guerra: seu grupo de mídia, o News Corp, passou a oferecer descontos a anunciantes que queiram estampar publicidade na seção dedicada à cidade. O empenho do empresário é admirável: os descontos no Journal vão de 79 a 83% para anúncios de página inteira.

Segundo matéria no Financial Times, a estratégia assemelha-se a uma batalha travada por Murdoch em 1993, quando cortou os preços dos jornais britânicos Times e Sun. O magnata não tem receio de gastar ou deixar de ganhar grandes quantias de dinheiro quando inventa de superar seus rivais. O News Corp planeja gastar pelo menos US$ 30 milhões nos próximos dois anos na expansão da edição nova-iorquina do Journal.

Dois pesos, duas medidas

Parece contraditório que o empresário que defende com unhas e dentes a cobrança pelo acesso aos sites de seus jornais, ressaltando que jornalismo custa dinheiro, seja o mesmo que ofereça espaço publicitário por praticamente nada, observa o jornalista de mídia Roy Greenslade, do diário britânico The Guardian.

O lado positivo da mais nova guerra midiática travada por Murdoch é o fato de o Journal ter contribuído para revigorar o mercado de empregos no setor. De acordo com o New York Observer, ao chamar 35 profissionais para fazer o caderno de Nova York, o jornal ajudou com o que se pode chamar de ‘pequeno boom‘ na contratação de jornalistas na região. Informações de Roy Greenslade [The Guardian, 9/4/10].