Wednesday, 01 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

New York Times anuncia novo ombudsman

O New York Times tem novo ombudsman. O jornalista Arthur S. Brisbane, que já foi repórter e editor do Washington Post, editor e publisher do Kansas City Star e executivo da editora Knight Ridder agora assume o posto de representante dos leitores no jornalão novaiorquino. Ele é também neto do legendário editor da Hearst Arthur Brisbane. O ombudsman substitui Clark Hoyt, que escreveu sua última coluna para o jornal no dia 13/6.


Brisbane ocupará o cargo – que no jornal foi batizado de ‘Editor Público’ – por três anos, analisando o trabalho dos cerca de mil jornalistas que produzem diariamente o NYTimes. ‘Não quero dizer que serei alguém que irá criticar ou elogiar, mas sim alguém com uma mente aberta e uma compreensão sobre o quão importante é este posto’, declarou. ‘Considero um prazer e uma honra ocupar esta posição’.


Qualidade


O diário adotou seu primeiro ombudsman em 2003, logo após o escândalo de plágio do repórter Jayson Blair. Brisbane será a quarta pessoa a ocupar o cargo, depois de Hoyt, Byron Calame e Daniel Okrent. Em e-mail enviado à equipe esta semana, o editor-executivo do NYTimes, Bill Keller, afirmou que a posição do ombudsman reforça o respeito do jornal aos altos padrões jornalísticos. ‘Oferecer aos leitores um defensor, alguém com experiência, habilidades e liberdade para avaliar nosso trabalho e emitir julgamentos imparciais é uma demonstração de nosso compromisso com os padrões de qualidade’, escreveu. Informações de Jeremy W. Peters [New York Times, 21/6/10].