Sunday, 05 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Novo espanhol na mídia

É cada vez maior o número de veículos de comunicação dos EUA que usam o idioma espanhol. Com o crescimento da população imigrante latina, o mercado hispânico tornou-se interessante para as grandes corporações – estima-se que o poder aquisitivo das comunidades hispânicas nos EUA gire em torno de bilhões de dólares anualmente.

Em um fórum realizado em 14/6 em Dallas, importantes personalidades políticas mexicanas analisaram o desenvolvimento da democracia no México, o papel dos imigrantes mexicanos nos EUA nos comícios presidenciais e o uso correto do espanhol na mídia.

Diversidade cultural

Um dos grandes obstáculos para o uso correto do espanhol nos meios de comunicação é a variedade de nacionalidades coexistindo nos EUA. O desafio é encontrar um espanhol que seja entendido por todos os imigrantes hispânicos – provenientes de cerca de 20 países diferentes da América Latina.

Como cada país tem suas particularidades no idioma, as mídias vêm tentando criar um espanhol neutro que seja entendido por qualquer nacionalidade hispânica. Segundo Alberto Gómez Font, filólogo e diretor do departamento de espanhol da Agência EFE, o espanhol falado nos EUA é praticamente novo e encontra-se em plena gestação, desenvolvido pela contribuição de diferentes nacionalidades. A língua usada no rádio e na TV é a mesma que se fala nas ruas, aponta ele. Quanto às mídias impressas, embora haja a preocupação de seguir as regras gramaticais, os profissionais não podem se dar ao luxo de escrever somente para alguns, pois têm de atingir a um maior número possível de pessoas.

O editor e vice-presidente do jornal Hoy, Javier Aldalpe, acredita que o maior problema é manter a relevância e o impacto das notícias nos leitores de múltiplas nacionalidades em um espanhol que possa ser entendido por todos. Ele considera importante dar ao leitor um jornalismo útil e que vá de encontro a sua cultura. Por esta razão, além das notícias americanas, o jornal de Aldalpe – que é distribuído em Chicago, Nova York e Los Angeles – publica o que acontece em cada um dos países hispânicos. Informações de Martín E. Martínez, do Diário La Estrella [14/6/05].