Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Paulo Machado

‘Nas ultimas semanas esta Ouvidoria tem recebido dezenas de mensagens de parceiros que utilizam o material produzido pela Agência Brasil – cerca de 85 % delas são de jornalistas que trabalham em veículos de comunicação. Acostumados a baixar fotos, notícias, vídeos e aúdios para revistas, agências noticiosas, sites e blogs, eles reclamam principalmente do funcionamento precário que tem impedido, dificultado ou até mesmo inviabilizado seu trabalho.

São parceiros invisíveis para a Agência Brasil, mas que se valem da disponibilidade e da gratuidade do material da ABr e o difundem mundo afora. Seguem algumas das mensagens que recebemos:

Admir Machado escreveu: ‘Não sei quem foi o infeliz que resolveu alterar o site da Agência Brasil. Era tudo tão bom, conseguíamos acessar imagens e notícias com facilidade e hoje, com a nova configuração da EBC, tudo ficou complicado, sem acesso, erros… enfim, uma lástima!’.

Vitoriano Júnior declarando-se ‘um brasileiro decepcionado’: ‘Caros senhores da ouvidoria, sei que os responsáveis pela manutenção do site são webmasters e que esta função não cabe aos senhores. Mas, gostaria que repassassem minha insatisfação aos devidos profissionais. Como brasileiro e proprietário de uma pequena empresa de design venho exprimir minha ‘revolta’ com o estado do ‘blog’ da Agência Brasil. Pago quase 30% do que ganho em impostos e sei que um percentual deles vai para o pagamento destes profissionais — direta ou indiretamente. Não é possível que um site super acessado como o da Agência Brasil não tenha sido feito um backup. Se o problema é o servidor: contrata-se outro. Fizeram uma pseudo-reforma no site e retiraram o aviso de que o site estava com problemas: para quê? O site está pior do que antes. Por acaso, coloquei na pesquisa de imagens a palavra ‘Lula’ e, pasmem, o servidor retornou que não encontrou imagens relativas à essa palavra (sem comentários…). Trabalho também com sites e hospedagem e sei como funcionam os scripts, tags, etc. Nas páginas referentes ao carnaval do Brasil as imagens estão com os links quebrados… Como contribuinte, peço uma explicação por parte dos webmasters, e, também, uma solução para o caso o mais breve possível. Tenho ciência dos meus direitos como cidadão, afinal o recurso da Agência Brasil também é custeado pelos impostos que pago todo mês. Agradecendo antecipadamente a atenção, um brasileiro decepcionado.’

João Batista Araújo, do Jornal do Brasil / Brasília: ‘Desde ontem não estamos conseguindo fazer downloads de fotos da Agência Brasil. Em 95% dos casos as letras não conferem … Sinceramente, não entendo o objetivo de a empresa dificultar o uso das imagens em alta resolução.’

Claudemir Pereira, jornalista: ‘…entre outras atividades, mantenho um site de informações e notas independentes em Santa Maria, RS – onde também assino coluna política no jornal A Razão. Dito isto, e como o portal da Agência Brasil ainda ostenta o título de ‘provisório’, não tenho mais conseguido me utilizar dos serviços de fotografia – eis que o sistema de busca ‘desapareceu’. Só o arquivo de ‘notícias’ está disponível. Pergunto: quando será possível, outra vez, pesquisar fotos mais antigas?’

Ricardo Câmara: ‘Com relação a esse novo layout da página EBC, não encontrei o link referente às ‘Grandes reportagens’ , pelo que se presume, foi substituído por ‘Reportagens especiais’, que infelizmente, não absorve todo o conteúdo da ferramenta anterior a qual mantinha um arquivo importantíssimo de uma reportagem intitulada ‘A geopolítica do cerco’ dos repórteres André Deak e Bianca Paiva – de janeiro 2006, entrevistando o professor Luiz Alberto Moniz Bandeira. Esse assunto já foi tratado anteriormente com a ouvidoria que publicou várias reclamações dos leitores e na ocasião, informou que o assunto estava sendo tratado com a equipe da TI da EBC… Peço-lhes por gentileza, caso seja possível, encontrar a maneira de recuperar na íntegra, o assunto em epígrafe.’

Elias dos Santos, blogueiro: ‘estamos com dificuldade de pesquisar arquivos de fotos, sei que o site está passando por transformação, mas não podemos ficar sem o complemento das imagem na configuração das matérias.’

Joaldro Dalla Costa, Coord. de Programação Viva FM, São Lourenço Do Oeste – SC: ‘…no site, no alto à direita está o sinal de RSS/FEEDS, mas simplesmente não funciona, não tem, não está ativo. Por que? Nós jornalistas de longe, no interior, não temos tempo para ficar visitando sites e mais sites , por isso usamos os ‘agregadores de notícias’ através do RSS do site. Assim temos todas as informações na nossa tela no momento em que elas são publicadas…é uma ferramenta muito útil, mas precisa que os sites que se propõem a te-los, que os façam. Não preciso de resposta, mas apenas que arrumem este BUG no site.’

Sidnei Ribeiro, Editor do Caderno Brasil, Jornal Comércio da França, Grupo Corrêa Neves de Comunicação: ‘Que coisa essa! Como é que pode um serviço que sempre funcionou bem (baixar fotos da Agência Brasil) tenha sido modificado de tal forma que não se consegue mais baixar as imagens do governo, já que é necessário se digitar um grupo de letras (que mal se enxergam) que, no final, sempre aparece bloqueado com a informação de que as letras não conferem (comigo, foram dez tentativas numa mesma foto!!!). E, para piorar, não conseguimos mais acessar as fotos de arquivo! Os jornais do Interior do Brasil acabam sendo prejudicados. Nós temos o serviço de fotos pago de uma agência, mas muitos não têm! Eita situação difícil!’

Edmilton Neves, 53 anos, jornalista, Jornal A Crítica de Manaus: ‘Fotos vetadas? Não vejo outra explicação a não ser o boicote de vocês para o acesso às fotos oficiais do dia e de arquivo, desde a última mudança do vosso site. Inadmissível que isto esteja acontecendo. Eu acesso esse portal há mais ou menos todos os dois mandatos do presidente Lula. E, recentemente, com as mudanças anunciadas, as fotos da Agência Brasil ficaram inacessíveis. Os textos, sem problema. Se não querem que tenhamos acesso às fotos, sejam claros.’

Ariane Carvalho: ‘Gostaria de saber quando o site da Agência Brasil voltará a funcionar normalmente, pois esse quebra-galho que está no ar há mais de 2 meses não funciona, principalmente no que se relaciona a pesquisa de imagens. Hoje estou precisando de uma determinada foto do presidente e já estou há mais de hora aqui indo página por página sem sucesso, isso porque a busca com a palavra ‘lula’ só leva a notícias e não inclui a busca de imagens. Isso é absurdo e como cidadã que paga seus impostos, gostaria muito de ver que meu dinheiro não está sendo jogado no lixo, neste aspecto. Informo que estarei enviando um e-mail para o gabinete da presidência para que eles tenham ciência do que ocorre e do quanto isto poderá afetar a sucessão presidencial.’

Carlos Augusto Villela, Editor do Portal Agrosoft: ‘… faço uso diário do serviço RSS da Agência Brasil. Infelizmente, desde ontem (29/3) o serviço parou de ser atualizado. Parece que a parte técnica do Portal vem tendo problemas crescentes. Poderemos esperar a normalização do Portal e dos serviços RSS?’

Para estes e para todos os demais leitores e parceiros que nos escreveram obtivemos a seguinte resposta do Setor de Tecnologia da Informação da EBC:

‘Ao longo dos últimos dois anos, o sistema da Agência Brasil vinha sofrendo de problemas tecnológicos e estruturais que culminaram, em meados de Fevereiro, com uma indisponibilidade dos serviços da Agência. Frente a emergência, foi disponibilizado um sistema provisório, possibilitando novamente o acesso as matérias.

Nesse cenário, a Diretoria de Jornalismo, em conjunto com a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), vem conduzindo um processo de implantação da Agência Brasil numa perspectiva alinhada aos valores maiores da Agência: credibilidade, velocidade e sobriedade. Nesse processo, como toda a mudança para um novo sistema, alguns ajustes mostraram-se necessários ao longo dos primeiros dias de utilização.

Entre as principais dificuldades encontradas, tivemos problemas com a Galeria de Imagens e o canal RSS, devido a questões de compatibilidade em alguns navegadores, problemas esses que foram sanados. Cabe salientar que a DTIC colocou todos os meios disponíveis para solucionar os problemas enfrentados, sempre apoiada pelas equipes do Jornalismo.’

Até a próxima semana.’