Wednesday, 08 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Revista britânica movimenta mercado americano

O lançamento, previsto para o próximo semestre, da versão americana da revista britânica OK! promete agitar o mercado de publicações especializadas em fofocas de celebridades nos EUA. A tática usada pelos editores da OK! é bastante controversa: eles pagam grandes quantias de dinheiro aos famosos para ter acesso exclusivo a suas casas, casamentos e bebês recém-nascidos, com a total aprovação das fotos e dos textos pelos artistas.

Um representante da OK! USA já entrou em contato com Paris Hilton, herdeira da rede de hotéis Hilton, oferecendo-lhe US$ 2 milhões para ter exclusividade no seu casamento com o milionário grego Paris Latsis. O ator Tom Cruise e o cantor Michael Jackson também receberam propostas com a mesma quantia de dinheiro.

As concorrentes americanas US Weekly, InTouch, Star e People temem que este procedimento superfature ainda mais o mercado por fotos exclusivas. Além disso, há quem aponte o perigo de a prática de pagamento a famosos tornar cada vez mais tênue e fronteira entre jornalismo de celebridades e conspiração das celebridades. A editora da People, Martha Nelson, acredita que a chegada da OK! USA fará com que todos os assuntos deste tipo de publicação se tornem ‘compráveis’.

Sem garantias

As quantias exorbitantes envolvidas na negociação com as celebridades nem sempre garantem exclusividade. A OK! pagou US$ 1.4 milhão à atriz Catherine Zeta-Jones e ao ator Michael Douglas pelas fotos de seu casamento, em 2000, e foi furada pela rival Hello, que conseguiu acesso à cerimônia por um paparazzo. A revista entrou com um processo contra a concorrente.

Bonnie Fuller, diretora editorial da American Media Inc. (que inclui as revistas Star e Celebrity Living), acredita que o estilo de compra de ‘notícias’ não vai funcionar nos EUA, pois o público gosta de furos e se interessa pela história real e não pelas combinações entre os artistas e as revistas.

People, US Weekly, InTouch e Star dizem não pagar diretamente às celebridades pelas fotos. No entanto, algumas negociações acabaram vindo à tona, como a compra da exclusividade do casamento da cantora Britney Spears pela People. O porta-voz da revista alega que o dinheiro foi destinado à instituição de caridade da cantora. Informações de Joe Hagan, do The Wall Street Journal [20/6/05].