Friday, 03 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Tablets prejudicam leitura de publicações impressas

Parte dos usuários de iPad ou outros tablets está lendo menos livros, jornais e revistas impressas do que costumava fazer, revelou um estudo da empresa de pesquisa de mercado Forrester Research feito com 210 adultos americanos que possuem tablets. Quase 1/3 (32%) informou ter lido jornais impressos com menos frequência. Curiosamente, 8% alegaram que leem jornais com mais frequência agora, enquanto 60% disseram que não perceberam mudanças em seu comportamento.

A leitura das revistas também foi afetada, com 23% dos entrevistados lendo-as com menos frequência. Já em relação a livros, o cenário é misto. Enquanto 28% dos usuários de tablets admitiram ler menos livros impressos, aumentou o número de leitores de livros eletrônicos em apetrechos como o Kindle, da Amazon, ou o Nook, da Barnes & Noble – o acréscimo foi de 22% entre os proprietários de tablets.

A tendência é que mais pessoas passem a abandonar o impresso na medida em que as novas tecnologias ganhem força. Uma outra pesquisa recente mostrou que 58% dos entrevistados preferem a experiência de ler no tablet do que no jornal impresso e 57% preferem os aparelhinhos às revistas impressas. Informações de Jeff Sonderman [Poynter, 30/6/11].