Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

TV de Gore engatinha, mas promete futuro longo

Era impossível não rir da idéia do ex-vice-presidente americano Al Gore de criar uma emissora de TV a cabo destinada a jovens aos moldes da MTV, mas sem a programação musical. No entanto, após quase um mês no ar, a Current TV não é uma piada e dá realmente voz a sua audiência na programação, informa Alessandra Stanley [The New York Times, 22/8/05].

Os detalhes técnicos e editoriais ainda precisam de melhorias. Os apresentadores parecem saídos do seriado The O.C., exibido no Brasil pelo Warner Channel, sobre um grupo de jovens ricos e bonitos de um condado da Califórnia. As matérias, que duram de 15 segundos a 5 minutos, ainda são poucas e por isso costumam ser repetidas por diversas vezes. Mas o canal, destinado a jovens de 18 a 34 anos, não é uma representação do Partido Democrata ou uma alternativa liberal à Fox News. Current TV usa vídeos VC2 (conteúdo criado pelo telespectador, ou viewer created content, em inglês), que são selecionados pelos internautas no sítio (www.current.tv). As contribuições vêm de lugares como Nairobi, Serra Leoa e Iraque.

Embora sejam vídeos amadores, muitos deles são feitos em lugares onde jornalistas profissionais não são bem-vindos. Yasmin Vossoughian, de nacionalidade americana e iraniana, foi a Teerã para pesquisar sobre a vida dos jovens iranianos. Ela freqüentou uma festa na qual jovens desafiam a policia para vestir jeans, beber, consumir ecstasy e dançar músicas do rapper 50 Cent.

Os anúncios publicitários refletem a faixa etária da audiência: tênis, aparelhos eletrônicos e produtos de beleza. Há vários recursos publicitários usados para chamar a atenção dos telespectadores. Um deles é o ‘Google Current’, no qual os temas mais buscados no Google em um dia são usados em um interessante jogo de perguntas e respostas. Outro recurso é o ‘Current Flashback’, que relembra fatos antigos, como a tentativa de assassinato ao então presidente americano Ronald Reagan ou a declaração do jogador de basquete americano Magic Johnson de que era portador do vírus HIV, em 1991.

O diferencial da Current TV é que o canal permite aos jovens ter controle editorial – o que a MTV e a Fox não fazem – e criar seu próprio programa no universo televisivo controlado por poucos conglomerados. O Google, um dos parceiros da emissora, se prepara para incluir vídeos feitos por amadores no Google Video Search, sistema de busca de vídeos ainda em fase de teste. Para mandar os vídeos, é preciso criar uma conta (se o internauta possuir e-mail no Gmail é só entrar com a senha) no sítio (https://upload.video.google.com) e baixar um pequeno software que permite o upload dos vídeos – que precisam ser previamente aprovados para fazer parte do conteúdo do sítio. Se aceito, quem mandou o vídeo pode escolher entre cobrar pelo download do mesmo ou permitir que ele seja visto de graça.