Thursday, 16 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1288

Twitter anuncia modelo de negócios

O Twitter, com seus 45 milhões de usuários, já era sucesso de público. Faltava apenas para o popular serviço de microblog encontrar um meio de tornar este sucesso lucrativo. Esta semana, a companhia anunciou que definiu seu modelo de negócios: serão anúncios em formato de ‘tweets’ – as mensagens de no máximo 140 caracteres trocadas pelos internautas. Escritos por anunciantes, os tweets publicitários deverão aparecer quando os usuários fazem buscas no site.


O Twitter afirmou que já fechou acordo com alguns anunciantes de peso, como a rede de cafeterias Starbucks, a companhia de cinema Sony Pictures, o energético Red Bull, o canal de TV Bravo, a empresa aéreaVirgin America e a rede de lojas de eletrônicos Best Buy.


Os internautas verão os tweets patrocinados – e devidamente identificados – no topo de algumas das páginas de busca. Mais à frente, as mensagens de anunciantes deverão aparecer também na página inicial do microblog, de acordo com os interesses do usuário – e isso será determinado pelas mensagens que ele publica e recebe. Elas também estarão em tweets enviados aos usuários quando o serviço for acessado por outros aplicativos.


Segundo Biz Stone, fundador da companhia, os tweets patrocinados deverão obedecer a um padrão mais alto que as mensagens comuns. Se as pessoas não ‘interagirem’ com eles, enviando-os para seus contatos, por exemplo, eles serão removidos do site. ‘Nós resistimos à ideia de introduzir um modelo tradicional de publicidade online porque queríamos otimizar nosso valor antes de lucrar’, afirmou em seu blog. O valor do Twitter, hoje, é estimado em US$ 1 bilhão.


A empresa de análise de mídia Ovum pondera que as mensagens de anunciantes podem irritar os usuários. ‘O curioso da instantaneidade do Twitter é que, se as mensagens publicitárias não forem posicionadas com cuidado, os usuários podem rebater as marcas em tempo real, e as empresas terão pouco controle sobre isso’, diz o analista Eden Zoller. Informações de Charles Arthur [Guardian.co.uk, 13/4/10].