Sunday, 05 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Jornalismo investigativo

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

Você sabe quem matou PC Farias? As primeiras conclusões indicavam que o tesoureiro de Collor de Mello teria sido morto pela namorada Suzana Marcolino que, em seguida, se suicidara. Três anos depois, tudo indica que as conclusões iniciais estavam erradas. Essa reviravolta no inquérito policial deve-se ao trabalho investigativo de dois jornalistas da Folha de S. Paulo, Mário Magalhães e Ari Cipola.


Temos aí um exemplo oposto ao jornalismo de vazamentos. Trabalho eminentemente investigativo, cauteloso, responsável, sem contrabandos ou jogadas políticas, mostra as ilimitadas possibilidades de uma imprensa que se assume e funciona como efetiva buscadora da verdade.


As pressões, ameaças veladas e o clima de intimidação em cima dos dois jornalistas demonstra que não estão longe da verdade. Justamente por causa dessas ameaças que este Observatório resolveu antecipar-se trazendo ao seu conhecimento não os rostos dos profissionais mas o resultado do seu trabalho.


Mostrá-los aqui equivaleria a aumentar os riscos que correm. Mas revelar a extensão do caso e a importância das suas revelações é a melhor forma de proteger as suas vidas.


A partir deste momento estamos todos envolvidos neste caso. Vai ser difícil parar.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm