Sunday, 05 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Ratinho

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

A partir deste momento você está sendo convocado para discutir um problema que diz respeito à sua vida e da sua família. Vamos tratar da seguinte questão: a violência é assunto que concerne apenas às autoridades?


Todos sabemos que às autoridades cabe impedir a violência mas a violência concerne também a você porque você é sua vítima. E ela não acontece por acaso. A violência propaga-se, é um processo múltiplo que está em curso em todos os níveis. Uma epidemia moral. E a mídia, sobretudo a mídia eletrônica comercial tem muito a ver com a virulência e extensão dessa epidemia.


Mas preste atenção: assim como não é gratuita, a violência não existe sozinha. A agressão física é o último estágio de uma série de agressões. A apelação aos baixos instintos e à vulgaridade são agressões aparentemente inofensivas, toleradas, mas acabam degradando todos os valores até converter-se em violência propriamente dita.


Nesta semana a mais importante revista semanal alemã e uma das maiores do mundo, Der Spiguel, publica uma matéria sobre as aberrações da Tv brasileira – Ratinho, Tiazinha e outras glórias da cultura nacional.


Há poucos dias esse mesmo Ratinho tentou humilhar publicamente num seminário sobre mídia o alto executivo de uma grande multinacional que ousou questionar os seus métodos e padrões. E a platéia delirou.


Ontem ficamos sabendo que as agências de propaganda começaram a curvar-se ao poderoso Ratinho. Isso significa que os donos do mercado não se importam com os interesses permanentes da sociedade, querem vender, não importa por que meios.


Isso é grave. Porque de Ratinho em Ratinho vamos criar uma sociedade monstruosa, intrinsecamente agressiva. Violenta. E isso concerne a você.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm