Tuesday, 30 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

A construção da notícia

ARMAZÉM LITERÁRIO

Autores, idéias e tudo o que cabe num livro

ATRÁS DAS CÂMERAS

Decidindo o que é notícia. Os bastidores do telejornalismo, de Alfredo Eurico Vizeu Pereira Junior . Edipucrs, 2001, R$ 16,00. Pedidos à Editora da PUC-RS, (51) 320-3523, ramal 3523, e-mail: edipucrs@pucrs.rs

Agora em segunda edição, Decidindo o que é Notícia é resultado de pesquisa de Alfredo Eurico Vizeu Pereira Junior para o Pós-Graduação em Comunicação (Famecos, PUC-RS). O autor é professor de Televisão da Universidade Católica de Pernambuco. Seu trabalho teve a finalidade de estudar as rotinas produtivas dos editores de texto no telejornalismo, com o de verificar de que forma essas rotinas influenciam o processo de construção da notícia. Entender como as notícias são produzidas é um ponto central para compreender o que significam.

Num país em que a primeira informação que a maioria das pessoas recebe, muitas vezes a única, é a apresentada nos noticiários televisivos, o telejornal ocupa uma dimensão significiativa na construção da realidade social. Nesse contexto, o estudo da notícia abre possibilidades não só para a reflexão da própria atividade jornalística como também para o aperfeiçoamento democrático da sociedade.

Este trabalho procura entender ? a partir da cultura profissional dos jornalistas, da organização do trabalho e dos processos produtivos ? como as notícias são o que são, que imagem fornecem do mundo e como essa imagem é associada a práticas cotidianas na produção de notícias nas empresas jornalísticas.

O objeto da investigação foi o dia-a-dia dos editores de texto da primeira edição diária do telejornal RJ TV, da Rede Globo. A análise indica que as rotinas de produção têm um papel relevante no processo de construção da notícia. Os critérios estabelecidos pelos editores de texto apontam para uma possível rotinização do trabalho jornalístico com a finalidade de organizar o "caos" circundante.

LANÇAMENTO

Tiros na democracia ? de que lado ficou a imprensa na greve da Polícia Militar de Pernambuco, de Adriano Oliveira, Editora Bagaço, 2001

Com lançamento marcado para 17 de abril, às 19h, na Universidade Salgado de Oliveira, no Recife, Tiros na democracia é resultado da dissertação de mestrado do professor Adriano Oliveira para o pós-graduação de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco. A obra investiga o papel da imprensa pernambucana na greve militar de 1997 e as causas daquele movimento. O autor entrevistou militares, políticos e jornalistas, como o ex-governador Miguel Arraes, o ex-comandante da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Antônio Meneses, e o diretor de redação do Diário de Pernambuco, Ricardo Leitão.

Volta ao índice

Armazém Literário ? texto anterior

Mande-nos seu comentário