JORNALISMO vs. BUSINESS
Vinte e quatro importantes jornalistas e executivos de mídia dos Estados Unidos se reuniram na sexta Conferência sobre Jornalismo e Sociedade do Instituto Aspen para discutir a difícil coexistência do jornalismo e das estratégias de negócios dentro das corporações de mídia. Os profissionais, oriundos de companhias como AOL Time Warner, AP, The New York Times, Disney e Hearst, fizeram relatório com as mais importantes questões levantadas. Entre elas estão:
** falta de solidez da mídia tradicional: a circulação dos jornais cai progressivamente e os anunciantes buscam novas mídias na medida em que o público se fragmenta.
** criação de comitês de valores jornalísticos: as companhias deveriam adotar valores próprios do jornalismo em suas políticas de governança corporativa e fazer com que seus diretores sejam responsáveis pela excelência jornalística das empresas.
** aversão à mudança: enquanto os executivos não encontram solução para a lentidão com que empresas de mídia implementam mudanças internas, eles devem consolidar os valores do jornalismo dentro da corporação, especialmente porque começa a surgir uma nova geração de executivos de comunicações que não têm origem no meio da imprensa. Assim, aqueles na ativa atualmente têm de reforçar que a qualidade jornalística expande e fortalece a relação com o público.
** campanha de "alfabetização" jornalística: segundo o relatório, "a maneira mais segura de financiar jornalismo de qualidade é ter o mercado demandando-o". Alguns participantes sugeriram a criação de campanha de educação do público para importância social da imprensa.
Para ler o relatório na íntegra, acesse <www.aspeninstitute.org>. As informações são da Editor & Publisher [14/10/02].