Sunday, 06 de October de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1308

A verdade dos números

ELEIÇÕES 2002

Chico Bruno (*)

Na tarde/noite do feriado dedicado ao guerreiro São Jorge, o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) divulgou mais uma sondagem de intenção de voto para a presidência da República. Foram entrevistadas 2.000 pessoas em todo o país, entre os dias 18 e 21 de abril, com margem de erro de 2,2%.

E mais uma vez a imprensa transmitiu aos leitores uma visão incorreta dos resultados. A maioria dos articulistas políticos insiste em afirmar que a candidatura Lula está em ascensão, o que não condiz com a leitura da série histórica dos números das sondagens do instituto.

Essa leitura incorreta demonstra que os analistas não se deram ao trabalho de verificar a série histórica das pesquisas do Ibope, que aliás foram publicadas em O Globo no dia seguinte à divulgação.

Se tivessem se dado ao trabalho, os analistas verificariam que os candidatos Lula e Ciro, que concorreram na eleição passada, em 1998, estão estabilizados desde dezembro de 2001, e que os novos candidatos, Serra e Garotinho, tiveram, entre dezembro e abril, um crescimento considerável, o primeiro de 13% e o segundo, de 7%. Essa é a verdade que a imprensa não divulga. e que está estampada no gráfico abaixo:

A série histórica das sondagens do Ibope demonstra que muita coisa ainda está por acontecer na sucessão presidencial. Principalmente porque o Ibope informa que 48% dos entrevistados ainda estão indecisos. Isso quer dizer que os resultados da intenção de voto da rodada de abril representam apenas 52% dos entrevistados.

O mais grave é que, em função dessa leitura errada das pesquisas, muitos jornalistas estão embarcando no canto de sereia dos políticos que pregam a substituição de Serra por outro nome tucano, quando na verdade as pesquisas afirmam o contrário, e devem estar servindo de norte para os defensores da candidatura Serra. O que, aliás, é confirmado pela série histórica do Datafolha, do mesmo período, reproduzida abaixo:

Pelo Datafolha, Lula cai em abril 4 pontos em relação à sondagem de dezembro de 2001, Ciro Gomes perde 3 pontos, Garotinho mantém a mesma pontuação e apenas Serra cresce 11 pontos.

A partir de agosto, quando começa o horário gratuito eleitoral no rádio e na televisão, é que o jogo vai começar de verdade, pois todos aparecerão ao mesmo tempo. Antes disso, é puro blábláblá da imprensa, que se esforça na arte de criar fatos para gerar notícia e informação.

(*) Jornalista