Wednesday, 09 de October de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1308

"Anônimo faz papel ridículo para aparecer", copyright Folha de S. Paulo, 13/05/01

QUALIDADE NA TV

ASPAS

BAIXARIAS & VIOLÊNCIAS

"Há alguns dias, o jovem Luiz de Oliveira Neto, 24, tomou uma atitude ?movido pelo amor?, segundo ele mesmo explicou. Contou para o apresentador João Kléber a história da sua separação da namorada, com quem viveu durante quatro anos. ?Por favor, João, me ajude. Estou disposto a fazer tudo?, disse, em meio a lágrimas. João Kléber decidiu ajudar. Levou Neto ao seu programa, o ?Eu Vi na TV?, exibido nas noites de segunda pela Rede TV!. Conseguiu levar também Ester, a namorada.

O apresentador bancou o reconciliador: ?Ester, abre seu coração para a gente, faz de conta que você está entre amigos. Você quer voltar com o Luiz??. E a moça, secamente: ?Não?. Luiz insistiu: ?Me dá mais uma chance?. ?Não.? ?Eu não mereço um beijo, então??, continuou Neto. ?Não.?

Levar um fora da namorada na frente de milhares de telespectadores, descobrir em um programa de TV, ao vivo, que o marido é infiel, ser apalpado por uma garota de olhos vendados e depois acabar dispensado por ela -esses são alguns exemplos de situações ridículas a que as pessoas têm se sujeitado em rede nacional, geralmente pelo simples gosto de aparecer um dia na televisão.

Fazer papel de bobo na TV não é novidade. Há muitos anos, as famosas pegadinhas fazem pessoas comuns passar por situações constrangedoras para que o público se divirta. E têm garantido boa parte da audiência de programas como ?Domingão do Faustão? (Globo), ?Festa do Mallandro? (Gazeta), ?Domingo Legal?, ?Topa Tudo por Dinheiro? (SBT) e ?Eu Vi na TV?. Isso ocorre sempre com a autorização dos enganados, que precisam assinar um documento para que sua imagem possa ser exibida na TV.

Mas, cada vez mais, são as pessoas que têm procurado os programas, dispostas a passar por situações embaraçosas. Casos como o de Luiz Neto são semanalmente levados ao ar no quadro ?Tudo pelo Amor?, do ?Eu Vi na TV?, e dão ibope.

Até a Globo está pensando em aproveitar a idéia. No site da emissora, há a seguinte convocação da produção do ?Faustão?: ?Você tem um amor secreto, que nunca teve coragem de revelar? Não sabe como se declarar? Abra seu coração! Mande um e-mail e conte sua história!?.

Por enquanto, o programa da Rede TV! é o recordista em colocar as pessoas em papéis ridículos. O campeão de audiência do programa -que costuma dar cinco pontos no Ibope, com picos de até dez (cada ponto equivale a 80 mil telespectadores na Grande São Paulo)- é o ?Teste de Fidelidade?, um quadro em que mulheres pedem para que o programa ?teste? a fidelidade de seus maridos ou namorados.

Seduzidos por modelos siliconadas em roupas minúsculas, os homens quase nunca resistem, aceitam convites fictícios para uma tarde em um motel, por exemplo, e acabam sendo expostos ao ridículo depois de avisados de que tudo não passava de uma armação.

Foi o que aconteceu com o pintor de paredes Romoaldo Santana Júnior, 21, que há duas semanas viu ir ao ar o teste em que, além de aceitar os convites da modelo, dizia a ela: ?Pode me chamar de tigrão, é como todas me chamam?. Sua namorada, Romilda de Souza, 25, assistiu à infidelidade em rede nacional ao vivo, enquanto João Kléber interrompia a exibição a todo momento para dizer: ?A cena é forte. Você tem certeza de que quer continuar vendo??.

?Não me importo de todo mundo ter visto ele me trair. Ele teve sua lição, mas eu já o perdoei.? A afirmação é de Romilda de Souza, que assistiu a seu namorado sucumbir a uma loira no programa de João Kléber. Mas o namorado não gostou da brincadeira. ?Se eu soubesse que ia passar tanta vergonha, não teria assinado a autorização. Mas, na hora, a produção me convenceu.? Convencer a vítima a assinar a autorização -imprescindível, tanto no caso do teste como no das pegadinhas- é uma das partes mais difíceis dos quadros, segundo a produção desses programas.

?Há toda uma tática. Mesmo que o cara tenha caído no teste, falamos que ele não foi infiel, pois nem chegou a beijar a menina. A maioria das pessoas que fazem o teste é de gente simples, aí é mais fácil convencer, eles ficam felizes por aparecer na TV?, conta Raul Garin, diretor de cenas externas do ?Eu Vi na TV?.

Segundo a psicóloga Susana Prado, da ONG TVer, que estuda o conteúdo da TV brasileira, ?todo mundo busca alguns minutos de fama. E esses programas fazem sucesso porque o público tem seu lado sádico, de querer ver as pessoas se dando mal para rir com isso?, diz.

Rejeitado

Aparecer na TV parece mesmo ser a principal motivação para passar vergonha em público. E é o que leva boa parte dos participantes do ?Fica Comigo?, da MTV, a se inscrever no programa.

A atração é uma versão moderninha do clássico ?Namoro na TV?. Jovens de classe média passam por provas muitas vezes constrangedoras para conquistar o ?querido? ou a ?querida?, como é chamado o candidato a arrumar um namorado -que fica em local separado e não pode ver o rosto dos pretendentes. Fazer uma declaração de amor (muitas vezes recebida pelo ?querido? com um ?Ah, legal?), cantar uma música, mostrar a barriga para ser analisada, ser apalpado da cabeça aos pés são algumas das provas do programa.

?Fiz a inscrição só para aparecer na TV, não estava nem um pouco interessado na menina?, conta Fernando Casas, 20. Ele foi o escolhido da ?querida? Flávia Gonçalves, 19, mas, no final, quando ela finalmente viu seu rosto e deveria mostrar se gostou dele ou não com um beijo (na boca ou no rosto, respectivamente), foi rejeitado.

?Fiquei mal por ter levado um beijo no rosto, tive que aguentar gozação?, conta.(…)

Mico profissional

?Vou lá pagar um mico, mas tudo bem. É TV. Passa um mês, e ninguém mais lembra da sua cara.? Quem afirma isso é Marcos Levy Rocha Corrêia, ou simplesmente Levy, VJ da MTV, sobre sua primeira aparição na emissora, no programa ?VJ por um Dia?.

A extinta atração dava a oportunidade para anônimos apresentarem um videoclipe, depois de competir em uma gincana. A direção do canal gostou tanto da performance do agora VJ que ele ganhou um quadro na atração, chamado ?Levy em Busca da Fama?.

Com o fim da atração e a estréia da nova programação da MTV, Levy ganhou espaço e passou a ser um dos apresentadores do ?Em Busca da Fama?, no qual aparece vestido de imperador romano estilizado e ajuda a definir o destino dos participantes -que também passam vergonha em provas pouco convencionais sugeridas pelos apresentadores.

A atração segue molde parecido com o do ?VJ por um Dia?, promovendo gincana entre anônimos. Entretanto, o prêmio agora é a participação no ?MTV Apresenta?, em que o vencedor é a estrela, apresentando clipes e falando sobre seu cotidiano.

Levy ainda comanda o ?Álbum MTV?, dedicado a reportagens sobre algum artista. Mas, mesmo aí, a tônica é sempre a do humor. ?Por enquanto, acho isso bom, não me incomoda. Eu apenas estava na hora certa, no lugar certo?, afirma o ex-anônimo VJ."

"A TV Globo voltou a ter problemas com o conteúdo de suas novelas. Próxima atração das sete da emissora, ?As Filhas da Mãe?, de Silvio de Abreu, terá que sofrer modificações para poder ser exibida às 19h.

Em despacho publicado no ?Diário Oficial da União? de anteontem, o Ministério da Justiça classificou a novela como imprópria para menores de 12 anos, inadequada para ser exibida antes das 20h, por suposto ?desvirtuamento dos valores éticos?.

Com direção de Jorge Fernando, ?As Filhas da Mãe? começa a ser gravada em junho e tem estréia prevista para o início de setembro. No elenco, estarão Fernanda Montenegro, Diogo Vilela, Luiz Fernando Guimarães, Debora Bloch e Claudia Raia -ou seja: a ?nata? cômica da Globo.

Trata-se de uma comédia que mostra a mulher no poder e o homem em crise. O papel mais polêmico é o de uma transexual.

Segundo a Central Globo de Comunicação, a emissora irá negociar ajustes na trama com o Ministério da Justiça. Nova sinopse será enviada ao governo federal.

No ano passado, a Globo teve problema semelhante com ?Uga Uga?, classificada como imprópria para menores de 12 anos."

"Está quase tudo certo para a mudança da Escolinha do Barulho, da Record para a Rede TV!. No ar desde março de 99, a atração – resultado de uma parceria entre a GPM, produtora de Gugu, a Câmera 5 e a cooperativa de Artistas Unidos – deve ficar na Record até 30 de junho, quando acaba o contrato. Não há perspectivas de renovação. A Rede TV!, está disposta a exibir o humorístico a partir de agosto, de segunda a sexta, às 20 horas. E propôs ficar com 50% do faturamento comercial, destinando os demais 50% para rateio entre o elenco, a GPM e Câmera 5. O acordo da Escolinha na Record prevê ainda a reprise de episódios do programa e multa de R$ 3 milhões para atores que migrarem para outro canal antes do fim do contrato.


Record recorre em processo contra Ana Maria Braga

A TV Record resolveu recorrer da decisão judicial que isenta a apresentadora Ana Maria Braga de pagar uma multa de R$ 20 milhões por rescisão de contrato. O processo, aberto pela Record em 99 – ano em ela deixou a emissora do bispo Macedo – teve um round a favor da apresentadora em 24 de abril, na 16? Vara Cível de São Paulo. A Record alega que a loira rompeu contrato e não pagou a multa. A defesa de Ana argumenta que a apresentadora rescindiu o acordo por justa causa: a emissora estaria lhe devendo, na época, 3 meses de pagamento referente a merchandisings, além de ter contratado outra apresentadora para o seu lugar, sem comunicá-la. Na época, Ana chegou a dizer que a Record lhe devia cerca de R$ 1 milhão e por isso estava deixando a casa."

Volta ao índice

Qualidade na TV ? próximo texto

Mande-nos seu comentário