Thursday, 02 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Carol Knoploch

BASTIDORES DA TV

"Claques de luxo", copyright O Estado de S. Paulo, 17/11/02

"Quebra-galho, faz-tudo, anjo da guarda… Estrelas como Silvio Santos, Faustão, Xuxa, Angélica, Adriane Galisteu, Gugu e outros famosos da televisão brasileira têm sempre ao alcance dos olhos alguém para ajudá-los durante as atrações. Como naquele quadro do Zorra Total, da Globo, em que Paulo Silvino, o porteiro Severino, é requisitado para resolver uma falha do contra-regra. O negócio dele é checar ?cara, crachá e cara, crachá?, mas para que o diretor consiga ensaiar uma cena, acertar a luz ou o áudio, Severino faz a vez de algum objeto que falta no estúdio. É uma espécie de curinga, ?pau para toda obra?. Já imitou abajur, poste, contrabaixo… Nos auditórios da TV, o expediente não é muito diferente do de Severino.

?O que pedem eu faço?, comenta Liminha, diretor de palco dos programas do Silvio Santos e das atrações de Gugu. ?A Adriane é como a personagem da Jeannie é um Gênio. Quando pisca, as coisas têm de acontecer. E eu estou lá para isso?, observa Paulinha, assistente de Produção do É Show, de Adriane Galisteu. Veteraníssimo nesse ramo é Russo, operador de áudio do Faustão, Caldeirão do Huck, Xuxa, do quadro de Angélica no Vídeo Show, Zorra Total, Turma do Didi, Jovens Tardes, Fama e dos shows e especiais da Globo: ?Já fiz de tudo um pouco. Não me importava em jogar o bacalhau na platéia do Chacrinha ou aparecer fantasiado nos programas da Xuxa. Hoje estou mais sossegado?, comenta.

Há dezenas de ?Severinos? nos bastidores. Muitas vezes são confundidos com puxa-sacos. Invariavelmente, são prestativos e atenciosos. A maioria deles idolatra os apresentadores com quem trabalham. Em frente às câmeras, fazem todas as vontades de seus patrões e, quando as luzes se apagam, aproveitam para desfrutar – nem que seja um pouquinho – da convivência com os grandes ídolos. De quebra, distribuem autógrafos e fazem bicos para aumentar o orçamento.

Quem quer dinheiro? – Silvio Santos tem Liminha e Roque, coordenador de auditório do SBT, em todas as suas gravações – Show do Milhão, Todos contra Um, nas edições da Casa dos Artistas e até nos sorteios da Tele Sena. Roque, que se considera amigo do patrão, aparecia com freqüência no Topa Tudo por Dinheiro. Segurava os aviõezinhos, dobraduras de cédulas de papel moeda, e levava o material das brincadeiras para o palco. ?O Silvio vivia me chamando, com aquela voz dele: ?ôo Roque?, brinca Gonçalo Roque, de 65 anos, imitando Silvio Santos. ?Quem conhece o Silvio, me conhece.?

O antigo animador de torcida – encontrou Silvio Santos pela primeira vez em 1955, na Rádio Nacional, quando era porteiro (olha aí o Severino…) – e hoje coordenador de auditórios e do Departamento de Caravanas do SBT diz que tem salário de quase R$ 6 mil e sala particular, com TV, fax e telefone. Conta que Silvio já lhe falou várias vezes que é grato pelo cuidado e carinho com o público dele – formado apenas por mulheres (sim, as colegas de trabalho!) que, segundo Roque, acham o dono do Baú ?um gato?. ?Onde ele vai e tem auditório, lá estou eu.?

Roque recebe o público na emissora, organiza o auditório e ?esquenta? a platéia antes de a atração começar. Quando levanta os braços, todos batem palmas. ?O Silvio é o único apresentador que brinca com o público. Com ele não tem tempo ruim. Está sempre de bom humor?, assegura Roque, que já foi vereador em Carapicuíba. Aproveita a fama e a facilidade para lidar com platéias para fazer ?bicos?. Além de animar comício de candidato em época de eleição – ?começo assim: quem quer dinheiro? É uma loucura, a velharada adora? -, lembra de situações esquisitas em que foi contratado para levar ?figurantes? em aeroporto para aplaudir cantores não tão famosos, e quando o contrataram para conseguir quórum em velório. ?O cara não tinha amigos…?

Palhaço – Ailton Sampaio Lima, o Liminha, de 36 anos, é o contato de Gugu com a direção do Domingo Legal e do Sabadão – o apresentador não usa ponto eletrônico. E, de novo o Severino, também começou como porteiro. Hoje, Liminha revisa o roteiro do programa, escreve dálias (avisos em cartolinas), coordena a entrada dos convidados, administra a troca de material de palco e resolve problemas de última hora. Mas também entra em cena para fazer palhaçadas. Define-se como um contra-regra, o ?tapa buraco?. ?Confesso que me submeto a coisas que não faria normalmente, como segurar barata, minhoca, sapo e até cobra (no Domingo Legal) para brincar com os convidados. Estou lá também para isso, para qualquer coisa, para executar o que o Gugu pedir.?

Diz que ?pega mal? para o apresentador e para a assistente, Helen Ganzarolli, ?sacanear? os famosos. ?Então sobra para mim. Eu me sinto ridículo, mas tudo bem. É brincadeira.? O palhaço de plantão pode agradar o público, mas nem sempre as estrelas: já foi mordido por Carla Perez quando jogou uma cobra em cima dela; em outra ocasião, Maguila lhe deu um ?tapinha? no ombro, para cumprimentá-lo, que doeu por muito tempo.

Liminha trabalha no SBT há 22 anos. Diz que o sucesso vem da convivência, da intimidade entre assistente e quem comanda o show. ?Quando o Gugu olha para mim, já sei o que ele quer. É quase telepatia.? Lembra que começou a aparecer no vídeo por causa da Dança do Passarinho. ?Usava uma fantasia, mas com o tempo eu ia tirando alguma coisa, o bico, as patas, até que apareci como Liminha e pegou.?

Sempre rir – O diretor de estúdio José Gonçalves Casimiro, de 59 anos, o Bimbim, não é famoso como Roque e Liminha, mas, por 15 anos, foi júri do Canta Viola, o primeiro programa de música sertaneja da TV brasileira. Recentemente, teve um personagem no programa de auditório de Ed Banana, na Record – hoje, a cargo de Cláudio Ferreira Lopes, o Geléia, de 57 anos, também diretor de palco das atrações de Raul Gil, Netinho, Mara, Milton Neves e especiais. Bimbim entregava fichas para o apresentador Edílson Oliveira e fazia aparições diversas – no quadro dos calouros, vestia-se de canibal e, dependendo da performance do aspirante a cantor, ?cozinhava? o candidato em um caldeirão.

Superversátil, começou a trabalhar no circo. Fingia que tocava sanfona e fazia dublagens. Na TV, ganhava tortas na cara na primeira versão do Bozo (interpretado por Wandeco Pipoca) no Brasil e chegou a ser responsável pelo departamento da Record que encaminhava as pautas das atrações para a Censura Federal, na época da ditadura. ?Era tanta torta que tinha de tomar três banhos por dia?, comenta Bimbim, misto de ator e contra-regra.

Hoje é diretor do estúdio E da Record (está há 38 anos na emissora), onde são gravadas atrações de cenário virtual (Domingo Criança, Repórter Record, Desenho Mania) e Passando a Limpo. ?Dei uma decaída, né? Mas é a idade?, brinca o baixinho, de cabelos grisalhos, que não faz corpo mole. Enquanto conversava com a reportagem do Estado, teve de sair correndo e pedir para pintarem de azul uma falha no fundo do estúdio. ?É engraçado. Com tanta tecnologia, os programas de antigamente eram bem melhores. Principalmente os de humor?, suspira Bimbim ao lembrar do Os Panquecas (Tupi). ?Tive o privilégio de acompanhar do estúdio enquanto trabalhava.?"

 

BOM DIA MULHER

"Rede TV! aposta no bom e velho feminino", copyright O Estado de S. Paulo, 17/11/02

"Culinária, dicas de beleza, moda, especialistas falando sobre mercado de trabalho, saúde; o recheio é o mesmo dos femininos espalhados por aí, mas a Rede TV! jura que seu novo programa, o Bom Dia Mulher, vai ser ?bem diferente?.

A atração, que estréia amanhã, irá ao ar das 9h30 ao meio-dia e tem a pretensão de ser um novo TV Mulher, revolucionário programa feminino da Globo nos anos 80, que tinha formato inovador e não se restringia a questões domésticas – incluía discussões como o posicionamento feminino na sociedade.

Acontece que a mulher de hoje é outra e nem cabe mais naquele contexto.

Da sua fonte de inspiração, pelo menos o âncora a Rede TV! conseguiu. O jornalista Ney Gonçalves Dias, que apresentou o TV Mulher por muito tempo ao lado de Marília Gabriela, dividirá o comando do novo feminino com duas Solanges: a Couto, que fez dona Jura em O Clone , e a Frazão, personal trainer de barriga tanquinho que participou de Casa dos Artistas 3.

Para chegar aos três nomes, a Rede TV! sofreu. Segundo o diretor de Programação do canal, Maurício Nunes, durante um ano eles procuraram o trio ideal para comandar uma atração voltada para a mulher, que inaugurasse o cardápio matutino da Rede TV! com produção própria.

?A manhã da Rede TV! é toda locada e o Bom Dia Mulher veio assumir essa vaga?, conta ele. ?Tentamos vários nomes, algumas pessoas desistiram, mas esses três toparam na hora e encararam para valer o desafio.? Vale lembrar que Clodovil chegou a ser contratado para apresentar o programa, mas acabou desistindo.

Grifes – Além da trinca de apresentadores, o Bom Dia Mulher contará com uma série de colaboradores, alguns de grife, outros nem tanto, que se revezarão no comando de quadros sobre: Direito, Estética, Culinária, Comportamento, Ginecologia, entre outros.

João Armentano ficou com o quadro sobre decoração. Wanderley Nunes deve assumir o posto de consultor sobre cabelos, e o dr. Toger Abdel Massih fala sobre inseminação artificial.

No quadro TV Bebê, as consultoras Anike Liberman e Alessandra Lippel dão dicas de saúde, psicologia e decoração para gestantes ou mamães recentes.

Alimentação e ginástica ficam por conta de Solange Frazão, é claro. A Marta Suplicy da vez – a prefeita era a sexóloga do TV Mulher – é o psicoterapeuta Moacir Costa, que esclarecerá dúvidas sobre sexualidade.

?Será um programa bem diferente dos que têm por aí. O nosso não terá aquela fórmula fofoca + culinária. Vamos tratar a mulher de maneira séria?, promete Ney Gonçalves Dias.

A descontração ficará a cargo de Solange Couto, agora recauchutada por bisturis, mas que promete manter o mesmo tom despojado que garantiu o sucesso de sua personagem na trama das 8 da Globo.

?Nunca fui apresentadora, mas da vida de mulher batalhadora eu entendo bem.

Sei acudir cachorro, trocar pneu, cuidar de filho, curar dor de barriga, posso passar toda essa experiência para quem está em casa?, avisa Solange."

 

"Rede TV! tenta repetir ?TV Mulher?", copyright Folha de S. Paulo, 17/11/02

"O público feminino vai ganhar amanhã uma nova opção. O programa ?Bom-Dia Mulher?, que estréia às 9h30, na Rede TV!, promete reunir especialistas de diferentes áreas, notícias e interatividade. ?A fofoca não será o eixo do programa, não vamos apostar somente nisso?, diz a diretora da atração, Catarina Casanova.

A intenção da Rede TV! é oferecer uma versão moderna do antigo ?TV Mulher?, exibido pela Globo na década de 80. O jornalista Ney Gonçalves Dias, que comandou com Marília Gabriela o programa original, volta à TV com a atriz Solange Couto, a dona Jura de ?O Clone?, e a ?personal trainner? Solange Frazão.

?Serei a ponte entre os quadros e farei comentários sobre as notícias do dia?, diz Ney. ?Falta qualidade e conteúdo [na manhã?. Os programas são iguais.?

Frazão dará dicas de ginástica, estética e beleza. ?Quero estimular a atividade física, tão importante em nossas vidas.?

O programa ainda promete culinária, moda, decoração, medicina e esoterismo. Nuno Cobra, ex-treinador de Ayrton Senna, discutirá qualidade de vida.

Mas quem é o consultor do quadro ?Sexo?, polêmico nos anos 80? ?Comparar com Marta Suplicy [ex-apresentadora de ?Sexo?] é difícil. O colaborador de ?Bom-Dia Mulher? é Moacir Costa, um psicoterapeuta?, diz a diretora.

A atual prefeita de São Paulo combatia a repressão sexual e incomodava os mais conservadores na época, para os quais palavras como ?masturbação? e ?vagina? eram perturbadoras.

?Como dizia o Chacrinha, na TV nada se cria, tudo se copia. Vamos imitar um programa que deu certo?, diz Couto. ?Não serei dona Jura, mas sim a Solange cidadã. Quero transmitir verdade, carinho e muito respeito.?"