Thursday, 19 de September de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1306

Conselhos políticos ou pessoais?

FOX & BUSH

Roger Ailes, presidente da Fox News, confirmou que enviou carta a Casa Branca com sugestões ao presidente dos EUA após os atentados de 11 de setembro. A nota, cuja existência foi revelada pelo repórter Bob Woodward no recém-lançado Bush at War (editora Simon & Schuster), conteria "dicas" para George W. Bush sobre como lidar com o público americano: ele deveria convencê-los de que está tomando as medidas "mais duras possíveis", caso contrário a população perderia a paciência com seu governo.

Ailes ? que trabalhou como conselheiro dos presidentes republicanos Richard Nixon, Ronald Reagan e Bush pai antes de fazer carreira na TV ? declara que a mensagem foi apenas a resposta "de um ser humano e cidadão" ultrajado pelos ataques terroristas, e não conselhos políticos, e que teria sido mal interpretado por Woodward. "Não estou dizendo que ele deliberadamente distorceu a mensagem", afirmou. "Mas ele é como [o escritor] Tom Clancy. Ambos inventam muitas histórias, mas Clancy pesquisa melhor."

Bill Carter e Jim Rutenberg [New York Times, 19/11/02] lembram que Ailes costumava chamar a CNN de "Clinton News Network" quando Bill Clinton ocupava a presidência. O então chefe da emissora, Rick Kaplan, já reconheceu a amizade com o político. Em editorial publicado no dia 21, o New York Times criticou o executivo, afirmando que sua ação parece hipócrita para alguém que "passou anos proclamando a honestidade da Fox e o partidarismo de todo o resto" da mídia. Apesar do slogan ? "Nós reportamos. Você decide" ? o canal tem uma tendência republicana e conservadora, afirma o jornal.

Para o NYT, a alegação de que Ailes não prestou consultoria política, mas apenas ofereceu conselhos pessoais sobre políticas governamentais, não faz diferença "no mundo do jornalismo": "O chefe de um canal que promete noticiário equilibrado não deveria ter o cargo duplo de conselheiro do presidente".