Sunday, 03 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1277

Debate inédito sobre mídia em rede nacional

 

O

início da retransmissão do OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA pela TV Cultura, no dia 6 de agosto, trouxe um debate jamais visto no país, com a participação das mais importantes personalidades da imprensa brasileira.

A mesma TV Cultura, ao longo de 1996, quando comemorava o décimo aniversário do Roda Viva, apresentou uma importante série de depoimentos com os principais executivos do jornalismo brasileiro (Otávio Frias, João Roberto Marinho, Jayme Sirotski, Roberto Civita e Ruy Mesquita).

A ação do OBSERVATÓRIO segue outra direção. Através de um confronto de idéias, seqüenciado, vivo – e até agora civilizado – a rodada de entrevistas está permitindo que a sociedade tome conhecimento de problemas aos quais jamais tivera acesso e, com isso, possa dispor de elementos para participar mais ativamente na observação do desempenho da mídia.

Começou com um depoimento de Evandro Carlos de Andrade, diretor da Central Globo de Jornalismo, figura extremamente reservada, avesso à exposição. Centrado na cobertura da Copa do Mundo e no jornalismo investigativo, Evandro trouxe a questão da diferença entre Interesse Público e Interesse DO Público.

Gravada uma semana antes do nascimento do bebê da Xuxa, a entrevista foi exibida duas semanas depois, no programa em que foi muito criticada a extensa cobertura dada pelo Jornal Nacional, da Globo, sobre o Advento de Sacha (feliz expressão criada pelo crítico Gabriel Prioli). Convidado durante o programa a comentar a cobertura da Globo, Evandro ofereceu-se para novo depoimento levado ao ar na semana seguinte onde fez pesado ataque à Folha de S. Paulo.

No dia 18 último o OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA mostrou a entrevista com Otávio Frias Filho, diretor de redação da Folha. No mesmo dia em que esta edição estiver entrando na rede da Internet, a TV Cultura estará retransmitindo o programa às dez e meia da noite.

Já estão em andamento entrevistas com Roberto Civita, Ruy Mesquita e Armando Nogueira para serem mostradas na seqüência.

Todos os compactos do programa Observatório da Imprensa na TV estão disponíveis nesta edição.

Clique aqui.

]