Saturday, 27 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Diretoria mantém prêmio polêmico de 1932

PRÊMIO PULITZER

A diretoria do prêmio Pulitzer disse no dia 21/11 que decidiu não revogar o prêmio de 1932 concedido a Walter Duranty, então correspondente do New York Times em Moscou que negou a miséria originada por Stálin e foi premiado pela série de artigos sobre a União Soviética. A mesma série, mais tarde, foi desacreditada pelo forte tom de propaganda soviética.

Foram 13 artigos escritos em 1931. De acordo com reportagem de David D. Kirkpatrick [The New York Times, 22/11/02], a diretoria do prêmio reconheceu que os artigos premiados estão longe dos "padrões atuais de jornalismo internacional", mas concluiu que, após meses de debate, não havia "evidências claras ou convincentes de fraude deliberada".

Alguns historiadores consideram que Duranty ajudou a esquecer a existência da miséria, que matou milhões de ucranianos. A diretoria, porém, disse ter focado sua atenção nos artigos pelos quais o jornalista ganhou o prêmio, e não em sua carreira toda ou em sua omissão da miséria em reportagens posteriores.

"Um prêmio Pulitzer de reportagem é concedido não pelo trabalho total do autor ou por seu caráter", disse a diretoria em comunicado oficial, "mas por textos específicos que estavam na competição". "A diretoria expressa sua solidariedade a ucranianos e outros povos nos EUA e no mundo todo que ainda sofrem com os lutos trazidos por Josef Stálin".

Grupos de ucranianos se reuniram em Nova York na semana retrasada para um memorial na catedral St. Patrick e já há outro programado para o 70o aniversário da miséria ucraniana que matou milhões.

Na semana passada, um dos grupos planejou encabeçar uma campanha pela revogação do prêmio Pulitzer de 1932 concedido a Walter Duranty. O grupo disse que faria manifestações em 18/11 em frente ao prédio do jornalão e a sucursais de todo o país, exigindo a anulação do prêmio. Aparentemente, a manifestação não surtiu efeito. Informações de Paul D. Colford [New York Daily News, 18/11/03].