Thursday, 19 de September de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1306

Disputa por reportagem premiada

NIGHTLINE

Ted Koppel ? apresentador do programa Nightline ? e a rede ABC estão sendo processados por um jornalista freelance que os acusa de terem se apropriado dos créditos de um furo de reportagem. Nate Thayer, autor da matéria premiada que revelou o destino do ex-ditador cambojano Pol Pot, pede US$ 30 milhões por violação da lei de direitos autorais, quebra de contrato, enriquecimento ilícito e fraude.

Em 1997, após uma busca que durou uma década, Thayer encontrou Pol Pot numa floresta ao norte do Camboja. Era a primeira vez em 20 anos que o ex-ditador foi fotografado e entrevistado, e a última: um ano depois, Pol Pot faleceu em condições misteriosas. A ABC, que ofereceu US$ 350 mil pela filmagem, fez um acordo verbal com o jornalista de que lhe daria o crédito das imagens e as usaria de forma limitada. No entanto, a matéria foi exibida como exclusiva em 28/7/97, sem mencionar o nome de Thayer, além de ter sido transcrita e repassada a agências de notícias e ao New York Times, o que segundo seus advogados destruiu a viabilidade comercial do produto.

O freelancer afirma que nunca recebeu o contrato por escrito, como fora prometido, e só recebeu o pagamento dez meses depois, quando a emissora quis neutralizar a polêmica causada pela recusa de Thayer em receber o Peabody Award pela reportagem ao lado da ABC. O repórter também exige que os acusados paguem pelos lucros e benefícios econômicos gerados pela matéria.

Jeffrey Schneider, vice-presidente da ABC News, tenta minimizar o processo, alegando que se trata de uma mera discussão de contrato e que a rede não deixou de providenciar créditos e "uma remuneração generosa" pelo trabalho de Thayer. Informações de Richard Linnett [Advertising Age, 18/11/02].