Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

À guisa de comemoração

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ESPECIAL 3+5

OI, CINCO ANOS
À guisa de comemoração

O Observatório da Imprensa tem presença regular na internet desde abril de 1996. Nesta edição estamos comemorando com nossos leitores 5 anos de atividade do site e 3 anos de existência do programa Observatório da Imprensa na TV.

No íncio, o OI foi montado em torno de um núcleo operacional para a produção de edições quinzenais, renovadas à zero hora dos dias 5 e 20 de cada mês. Graças ao cumprimento estrito dos seus objetivos, o OI converteu-se numa ferramenta de trabalho essencial para jornalistas, pesquisadores e cidadãos atentos ao desempenho da mídia. E numa janela através da qual as organizações sociais, os leitores qualificados e multiplicadores de opiniões podem exercer influência sobre os meios de comunicação.

No correr desse tempo, o OI gerou um programa de TV semanal, que estreou 5 de maio de 1998 e é transmitido todas as terças-feiras, às 22h30, pela Rede Pública de Televisão; e uma versão impressa de seu conteúdo, que circulou 29 edições mensais, até março de 2000.

A partir de novembro de 1999, as edições regulares na internet passaram a ser atualizadas uma ou duas vezes no decorrer da quinzena. Ao final de janeiro de 2001, o OI assumiu de fato a periodicidade semanal, passando a renovar suas edições todas as quartas-feiras.

Ao OI têm comparecido jornalistas e também profissionais de todas as extrações, que reconhecem neste veículo um espaço privilegiado de interlocução.As cartas recebidas são publicadas na íntegra. Criou-se assim um processo de cobrança, interatividade e, sobretudo, de participação que jamais existiu em nossa imprensa ? o que concorreu para a construção de uma nova relação mídia-cidadania.

Audiência

Clique aqui para ver gr?fico

O sítio do Observatório da Imprensa <www.teste.observatoriodaimprensa.com.br> tem hoje entre 9.000 e 10.000 page views diárias [veja gráfico]. Começou no portal UOL, onde ficou hospedado até a julho de 2000. Em 5 da agosto de 2001 iniciou nova fase, agora no portal iG.

Com a mudança para o iG, a audiência teve um incremento significativo, chegando a atingir a média diária de 18.000 page views, com tempo médio de 21 minutos de permanência do leitor conectado.

Estrutura

O Observatório não tem número fixo de "páginas". As edições semanais trazem, em média, entre 40 e 60 matérias originais, entre 30 e 70 cartas e mais reproduções de artigos sobre mídia ? em média 80 por edição.

Os conteúdos são dividos em rubricas, cada qual com cacterística editorial específica: Circo da Notícia, Imprensa em Questão, Jornal de Debates, Monitor da Imprensa, Diretório Acadêmico, Observatório da Propaganda, Interesse Público, Caderno da Cidadania, Ofjor Ciência, Feitos&Desfeitas, e-Notícias, Observatório Literário, Qualidade na TV, Entre Aspas e Caderno do Leitor.

A caixa postal <obsimp@ig.com.br> é pública. O Observatório tem como política publicar todas as cartas que tenham sintonia com o seu escopo: o acompanhamento crítico da mídia e de seu desempenho. Não publica peças de cunho político-partidário, manifestos ou documentos não pertinentes à mídia e seus públicos. Não discute os fatos, mas a cobertura dos fatos pela mídia e sua fiscalização pela sociedade; e censura ofensas pessoais, peças de cunho racista, nazista e pedófilo.

Para consultar o conteúdo publicado nos últimos 5 anos, clique nas estações Busca ou Edições Anteriores, no alto à esquerda da página principal do OI, em <www.teste.observatoriodaimprensa.com.br>. (L.E.)

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