Thursday, 13 de June de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1291

Jornalistas lançam livro de poemas

ESTANTE

Oscilação do humor. Tendência a ter contínuas alterações de excitação e depressão, ou ataques maníaco-depressivos. Este o significado da palavra Ciclotimia, que dá nome ao livro dos poetas Rômulo Mafra, Paulo Zembruski e André Pinheiro. Velhos conhecidos do curso de Jornalismo da Univali ? o primeiro ainda é estudante ?, resolveram juntar seus escritos. A obra resultou marcada pela diversidade, tanto de temas quanto de estilos. O projeto coletivo, elaborado ao longo de todo o ano passado, finalmente chega ao público: o livro será lançado em Itajaí, SC, às 21h desta sexta-feira, dia 4, no Galpão das Artes, na Avenida República Argentina, com entrada também pela Rua Lauro Müller, ao lado da Fundação Cultural de Itajaí.

Ciclotimia pretende retratar as incoerências e alternâncias de ânimo e comportamento inerentes à condição humana. Os 60 poemas da obra coletiva ? 20 de cada autor ? falam de amor, revolução, morte, saudade e solidão, expressando diversos estados d?alma. O sentido coletivo da obra foi respeitado ao extremo: os poetas-jornalistas dividiram todo o processo de criação, incluindo capa, projeto gráfico, textos de apresentação e a própria ordem dos poemas.

O lançamento é da "editora e cooperativa da palavra" Companhia dos Loucos, Ciclotimia tem prefácio e revisão da jornalista e educadora Raquel Moysés.