Sunday, 28 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Linux no centro de grandes negócios

DESAFIO À MICROSOFT

Quando você pensa em software, o primeiro nome que vem à cabeça é provavelmente Microsoft, certo? Mas nem sempre foi assim. Muito tempo atrás a companhia de software Novell dominava o mercado. Há 10 anos, porém, seu lugar foi tomado pela Microsoft, que se tornou a poderosa gigante que conhecemos hoje.

Desde então, a Novell luta por sua antiga posição. E em uma década nesta busca acumulou uma sucessão de diferentes administradores e modelos de negócios. Nunca conseguiu estourar novamente.

Agora, a situação parece estar mudando de figura, segundo a revista Economist [6/11/03]. O artigo "Now it?s Novell" mostra a mais nova estratégia da companhia de software, anunciada em 4 de novembro. A Novell vai comprar a SuSE Linux, empresa alemã que, como várias outras no mundo, desenvolve e distribui o Linux, sistema operacional de código aberto. O preço? US$ 210 milhões. A IBM ajudará na aquisição, investindo US$ 50 milhões nas ações da Novell.

A discussão em torno do anúncio é se a jogada da Novell tem ou não a ver com a Microsoft. O chefe de tecnologia da Novell, Alan Nugent, afirma que "absolutamente não". Já Ted Schadler, analista da consultora em tecnologia Forrester Research, diz que a compra da empresa "é completamente relacionada à Microsoft".

Mercado governamental

Os fatos mostram que ? mesmo não-intencional ? o gesto da empresa culminou numa combinação bombástica e extremamente perigosa para a Microsoft, diz a Economist.

Há alguns meses, a Novell havia comprado a empresa Ximian, que também desenvolve software para o sistema Linux. A aquisição por si só não representaria ameaça à gigante. Mas a nova fórmula da Novell, juntando Ximian e SuSE e oferecendo um pacote completo de serviços, é certamente um golpe na gigante de Seattle.

Linux é um sistema operacional de código aberto (em oposição aos programas de código proprietário, como o Windows, da Microsoft), segundo a filosofia do software livre. Criado em 1991 pelo finlandês Linus Torvald, então estudante, tornou-se poderoso rival do Windows e dos sistemas Macintosh. E deve isso, em muito, aos hackers, já que os sistemas de código aberto permitem ao usuário liberdade para copiar, estudar, distribuir, modificar e aperfeiçoar o software. Desta maneira, o Linux cresceu progressivamente, e hoje é utilizado por grandes empresas de computadores, como IBM e Sun.

O entusiasmo pelo Linux atingiu seu auge no fim de 1999, quando a VA Linux ? empresa que, na época, fornecia hardware para servidores Linux ? abriu seu capital na Nasdaq. Suas ações tiveram a maior valorização de todos os tempos num primeiro dia de negociação. Mesmo após o boom das empresas pontocom, o Linux continua a crescer, e modifica sua dinâmica de negócios. Agora, investe em mercados maiores, como o setor governamental.