Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Minorias na mídia

É com razão que o presidente Bill Clinton anda preocupado em salientar a importância do jornal impresso. Um dos mais tradicionais jornais dos Estados Unidos está interrompendo sua circulação para para adequar-se à era eletrônica e fornecer informações via internet.

O Journal of Commerce deixará de circular a partir de 31 de maio e passará a ser uma revista semanal, a JoC Week. O presidente da companhia, Bill Ralph, explica o motivo. “É insustentável manter um jornal com circulação de 17 mil exemplares”, diz.

A revista eletrônica, segundo matéria da Associated Press (12/4/00) será complementada com o website, que fornecerá aos assinantes atualizações diárias e notícias de última hora por e-mail. Segundo Ralph, a decisão partiu dos próprios leitores.

O Commerce, jornal de negócios mais antigo dos Estados Unidos, cobre assuntos de comércio, transportes e seguros desde 1827. Em 1848, foi um dos seis jornais nova-iorquinos que fundaram a Associated Press.

Nos anos 40 e 50 deste século, o Commerce foi um dos principais jornais de negócios norte-americano, ao publicar as programações e horários de trens e navios, até então pouco divulgadas por outros veículos. Com a era eletrônica, as empresas de transporte encontraram outra saída para divulgação dessas informações.

No ano passado, o jornal passou por uma série de mudanças, incluindo contratação de um novo editor e mudança no formato. Nada disso, no entanto, pôde evitar seu fechamento. A maior queda de circulação do jornal foi constatada em 1999.

A JoC WEEK está prevista para entrar no mercado no começo de junho.

O grupo Journal of Commerce é propriedade do grupo Economist, sediado em Londres. O Economist, por sua vez, pertence em 50% ao conglomerado midiático britânico Pearson.