Thursday, 03 de October de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1308

Murdoch, perigo via satélite

MONITOR DA IMPRENSA


AINDA OS CARTÉIS

A indústria da TV americana está em alerta. Segundo The New York Times [7/5/01], depois que a General Motors anunciou, no início do mês, a possível venda da Hughes Electronics à News Corporation, de Rupert Murdoch, a ameaça de que o magnata da mídia domine uma parte ainda maior do mercado se fortaleceu.

A Hughes é proprietária da terceira maior TV por assinatura dos EUA, a DirecTV, sistema via satélite em crescimento que já reúne quase 10 milhões de assinantes americanos. É consenso geral que a aquisição daria novo impulso à News Corporation ? já poderosa com sua rede Fox, as 33 estações locais e emissoras a cabo. Murdoch disse que sua companhia poderia duplicar o número de assinantes da DirecTV baixando preços e usando a TV Fox para promover um marketing agressivo.

A Hughes também é dona de 81% da PanAmSat, grande retransmissora de programação de emissoras que vão além do sinal de cabo, incluindo a CNN, da AOL Time Warner, a ESPN, da Walt Disney, e a MTV, da Viacom. E ainda viria a unidade da DirecTV na América Latina, cuja única concorrente é a Sky de Murdoch.

Para o magnata, mais sedutores ainda são os vários benefícios que o acordo traria a suas operações nos Estados Unidos, onde a News Operation tem agido na sombra de companhias como a AOL Time Warner. A DirecTV pode dar a Murdoch maior poder de barganha em relação a essas grandes empresas.

Na segunda-feira, dia 7, grupos contrários à compra da Chris-Craft Industries (dona do WWOR-TV/Ch. 9) pela News Corporation, de Rupert Murdoch, argumentaram diante da Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos Estados Unidos que o negócio pode calar a voz da grande rede independente. Essa foi a última chance para a apresentação de objeções ao negócio, antes que a FCC delibere, disse Paul Colford [New York Daily News, 8/5/01].

Com a aquisição, a News Corporation teria um jornal e duas estações de TV numa mesma região. A empresa tenta nova abertura na lei, que impede que uma mesma empresa seja proprietária de uma TV local e um jornal na mesma área. Em 1993, Murdoch conseguiu que a FCC autorizasse a compra do WNYW/Canal 5. A companhia já anunciou que se a comissão não permitir que mantenha os canais e o jornal, todos na região de Nova York, o Post será fechado, alegando que o jornal não dá lucros.


Cartéis de Murdoch


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