Tuesday, 18 de June de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1292

No reino da arapongagem

Imprima esta p?gina    

GRAMPOS & ROLOS

A nota oficial do Sindicato de Jornalistas do Distrito Federal [veja remissão abaixo] não deixa dúvidas sobre os rumos do jornalismo investigativo no Brasil. Explica como os boatos convertem-se em notícia e estas, manhosamente reiteradas, consagram-se como expressões da verdade.

Em vez mobilizar os jornalistas para empenharem-se no trabalho de pesquisa e inquirição, a nota convoca o funcionalismo da Capital Federal para delatar colegas e seus superiores. Os jornalistas ficariam, então, de braços cruzados esperando que fitas e dossiês caíssem dos céus para serem encaminhados aos taquígrafos, datilógrafos e xerocadores e, destes, diretamente para a paginação dos veículos.

Retornarmos ao período pré-1821, em plena vigência do Santo Ofício da Inquisição, com o retorno da malsinação, das intrigas e das calúnias. Nada mal.

De quebra, a sociedade brasileira poderá saber quem são os jornalistas que recebem dinheiro de assessorias, quem trabalha para dois patrões e outras estimulantes informações sobre nosso vibrante sistema mediático.

Leia também

Nota do Sindicato dos Jornalistas do DF

O denuncismo nunca mais será o mesmo ? A.D.

O fetiche das fitas ? A.D.

Informação e bisbilhotice ? Ana Lúcia Amaral

Suicídio das baleias ? A.D.

A quem pertence um bem público ? A.D.

Quando o jornalismo é só fita ? A.D.

Volta ao índice

Circo da Notícia ? próximo texto

Circo da Notícia ? texto anterior


Mande-nos seu comentário