Friday, 03 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Novidade no império CNN

AOL TIME WARNER

Walter Isaacson, diretor editorial do Time, Inc., será o novo presidente e executivo-chefe do império CNN. Isaacson ficará responsável pelo comando da CNN News Group, que compreende a cadeia de rádio e televisão, os sítios de internet e a divisão de canais a cabo, como Headline News, CNN International e CNN en Español. De acordo com Jim Rutenberg [The New York Times, 9/7/01], o jornalista foi nomeado menos de duas semanas depois de Tom Johnson, antigo presidente da rede, demitir-se repentinamente.

Walter Isaacson é um profissional respeitado que ajudou na transformação da revista Time, periódico agonizante que se tornou um veículo atraente para um grupo de leitores mais jovem, ao aumentar seu foco em tecnologia, ciência e cultura pop. A esperança da AOL-Time Warner é que Isaacson possa fazer o mesmo pelo jornalismo da CNN ? a rede, avaliam seus executivos, precisa de uma revisão geral: antigamente a única fonte de notícias 24 horas, tem perdido audiência graças à competição feroz com os canais MSNBC e Fox News Channel. Espera-se que o novo executivo torne o jornalismo da empresa, atualmente considerado um tanto "pesado", mais atrativo, sem perda de credibilidade.

Em comunicado, Isaacson disse que manterá a rede centrada em sua missão de praticar grande jornalismo, e que fazer isso "também significa transmitir o entusiasmo e a diversão que envolvem a divulgação de eventos, idéias e personalidades interessantes".

Na série de mudanças administrativas ocorridas na Time Inc. no último mês, incluindo a subordinação da revista Time ao grupo que publica People, a mais recente é a nomeação de John Huey para o cargo de diretor editorial, substituindo Walter Isaacson, que foi para a CNN. Huey, 53 anos, foi editor da Fortune e responsável pela remodelagem da revista, que sob seu encargo recuperou anunciantes e foi incluída em diversas listas de revistas "obrigatórias" (must-read). Norman Pearlstine continua como editor, mas deverá transferir de forma gradual a supervisão editorial a Huey, e passará a tratar de assuntos corporativos.

As mudanças parecem resolver alguns problemas, diz Alex Kuczynski [The New York Times, 11/7/01]. Executivos da Time Inc. disseram que Huey e Isaacson estavam relutantes em participar de projetos conjuntos. O motivo seria uma disputa antiga pelo título de diretor editorial; espera-se que agora, ocupando a mesma posição em territórios distintos, possam cooperar.

Os executivos também revelam que a Time Inc. estava sendo pressionada pela diretoria da AOL Time Warner para determinar a sucessão de Pearlstine e Don Logan, executivo-chefe do Time Inc.. Isto torna John Huey o possível herdeiro do cargo de Pearlstine. Quanto à sucessão de Don Logan, Ann Moore, presidente da divisão People/In Style, recentemente nomeada vice-presidenta executiva da Time Inc., é uma forte concorrente, ao lado de Michael Klingensmith, presidente do Sports Illustrated.

    
    
                     

Mande-nos seu comentário