Monday, 26 de February de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1276

OBSERVATÓRIO comemora 2 anos no site do Universo Online

 

O

OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA entrou na rede pela primeira vez em abril de 1996, sem periodicidade fixa. Tornou-se quinzenal no número 3, em agosto daquele ano. Em 5 de outubro, passou para o site do Universo Online. O objetivo, como se lia em editorial do número 7, era circular “ao lado e em pé de igualdade com os maiores veículos impressos brasileiros, criando-se as condições ambientais e de acesso para que a sociedade brasileira assuma-se como observadora ativa do desempenho da sua imprensa”.

O OBSERVATÓRIO é absolutamente independente (ver a Cláusula de Independência, na página onde estão os Objetivos da publicação).

No primeiro ano da hospedagem pelo UOL, o site teve cerca de 30 mil acessos (user sessions). No segundo ano, esse número foi triplicado, assim como o de leitores que preencheram o questionário Quem é Você?, hoje um banco de dados com 1.500 nomes de quase 200 cidades do país e do exterior.

Foi com a maior visibilidade permitida pela presença no site do UOL que o OBSERVATÓRIO obteve apoio da Xerox, The Document Company, para produzir, desde agosto de 1997, uma edição impressa mensal, e, desde maio de 1998, para contar também com um programa na TV Educativa do Rio de Janeiro (terças-feiras, às 21 horas), hoje retransmitido pela TV Cultura de São Paulo (quintas-feiras, 22h30). Em breve, essa retransmissão será simultânea.

Os objetivos iniciais do OBSERVATÓRIO foram atingidos. Caíram barreiras, véus e filtros. A semente de uma nova consciência crítica em relação ao papel da mídia frutificou. Mais de 300 pessoas já colaboraram no O.I., e esse número aumenta a cada quinzena.

É a melhor contribuição que se pode dar para a busca de novos patamares de qualidade e seriedade dos meios de comunicação do país, tão mais necessários quanto maiores são os desafios colocados hoje diante do povo brasileiro. Os Observadores.