Tuesday, 18 de June de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1292

Painel do Leitor, Folha de S. Paulo

TV GLOBO

“TV”, copyright Folha de S. Paulo, 4/04/03

“?Causa-me espécie o fato de a Rede Globo passar a minissérie ?A Casa das Sete Mulheres?, de grande valor histórico e cultural, entre 23h e 24h (recomendada para maiores de 16 anos) enquanto no dito ?horário nobre?, entre 20h e 21h, é transmitida a novela ?Mulheres Apaixonadas? (recomendada para maiores de 12 anos), que conceitualmente é, no mínimo, um fator desagregador da família e deletério aos bons costumes. A Guerra dos Farrapos muito contribuiu para que o Brasil se tornasse uma República Federativa. Assim, a referida minissérie, que infelizmente está em seus últimos capítulos, deveria ter merecido um horário mais adequado para minimizar um pouco o ?déficit? cultural do povo brasileiro.? Paulo Roberto Olivato professor titular do Instituto de Química da USP (São Paulo, SP)”

 

RECORD vs. BAND

“?Guerra das seis? sacrifica anúncio e oração”, copyright Folha de S. Paulo, 5/04/03

“A mais nova guerrilha da TV brasileira, travada entre Record e Band na faixa das 18h às 19h30, está sacrificando anunciantes e até oração do bispo Antonio Bulhões, da Igreja Universal do Reino de Deus. A oração, que a Record veiculava por volta de 19h20, no final do ?Cidade Alerta?, passou na última quarta-feira para as 17h56.

A mudança ocorreu porque a oração derrubava a audiência do ?Cidade Alerta?, ao mesmo tempo em que o ibope do ?Brasil Urgente?, da Band, subia.

A Record tem exibido o ?Cidade Alerta? sem intervalos comerciais das 18h até seu final, entre 19h20 e 19h30. Nessa faixa, o telejornal compete diretamente com o ?Brasil Urgente?. O programa da Record entra mais cedo, às 17h30 e, até as 18h, veicula todos os seus anúncios, em três intervalos.

A Band, por sua vez, tem exibido apenas dois intervalos, de 30 segundos cada, durante o ?Brasil Urgente?. As peças são da patrocinadora do programa de José Luiz Datena, Casas Bahia.

A estratégia visa aumentar a audiência dos sucessores dos telejornais populares (o ?Jornal da Record? e o ?Jornal da Band?), que têm os intervalos mais caros de ambas as redes.

Nesta semana, a disputa no Ibope foi equilibrada, com o ?Cidade Alerta? e o ?Brasil Urgente? marcando médias entre 6 e 8 pontos _com ligeira vantagem para a Band. A rigor, estão em terceiro lugar, atrás de Globo e SBT.

Front 1

A telenovela ?Um Amor de Babá?, da Record, acabou sendo vítima das guerras no Iraque e da audiência. Anteontem, foi substituída pelo jornalístico ?História da Guerra?, que, com 4 pontos, dobrou o ibope da Record no horário (20h15).

Front 2

A colombiana ?Um Amor de Babá?, com média de 2 pontos, vinha perdendo feio para ?Betty, a Feia?, da Rede TV! (7 pontos). A Record diz que a mudança é temporária e que a novela voltará ao ar.

Velório

Vítima do Ibope (que andava baixo) e dos cortes de custos realizados pela Rede TV! nesta semana, o ?Interligado Games?, de Fabiana Saba, deixa de ser diário a partir de segunda-feira. Terá apenas uma edição semanal, aos domingos à tarde, a partir do dia 13.

Tinta

A estréia do jornalista Paulo Henrique Amorim à frente do ?Jornal da Record – 2? Edição?, anunciada para a próxima segunda- feira, foi adiada para o dia 10. O novo cenário do telejornal não ficará pronto até segunda.

Blitz

A atriz Regina Casé vai voltar a dar flagrantes, no ?Fantástico?, em pessoas em situações anti-sociais ou anticidadãs, como fazia no ano passado. A produtora independente Pindorama fechou nesta semana, com a Globo, contrato para produzir mais oito quadros com Casé, a partir de junho.”