Monday, 26 de February de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1276

Painel do Leitor, FSP

REDE GLOBO

"Globo", copyright Folha de S. Paulo, 18/01/02

"Com relação à coluna ?Globo garante pôr ?Big Brother? no ?JN? (Ilustrada, pág. E6, 17/1), gostaria de informar que a TV Globo não comercializa espaço nos seus telejornais. Uma reportagem vai ao ar por relevância jornalística. Foi assim, por exemplo, com o ?No Limite?, programa que mobilizou o país. No caso do ?Big Brother Brasil?, é praticamente certo que isso venha a ocorrer, afinal somente a inscrição atraiu meio milhão de brasileiros e, mesmo antes de começar, o programa já vem tendo enorme espaço em toda a imprensa, até mesmo neste veículo. Luís Erlanger, diretor da Central Globo de Comunicação (Rio de Janeiro, RJ)

Resposta da jornalista Laura Mattos – A coluna não disse que a Globo comercializa espaço nos telejornais. Apenas noticiou que a emissora garante em seu plano de mídia aos anunciantes que haverá cobertura jornalística de ?Big Brother?."

 

ILUSTRADA

"Ilustrada", copyright Folha de S. Paulo, 18/01/02

"Estou muito decepcionado com a qualidade do caderno Ilustrada. Um dos motivos pelos quais assinei a Folha foram as reportagens daquele caderno, em grande parte assinadas pelo jornalista Lúcio Ribeiro -este, sim, preocupado com a temática jovem e tratando do mundo pop com textos que interessam a uma faixa etária que ainda respeitava a Folha. Não estou nem um pouco interessado em ler sobre artistas de vanguarda que apenas ?culturetes? de meia-idade podem entender ou admirar. O caderno está elitizado e direcionado a uma pequena parcela de leitores, que anda em carro blindado e adora estar por dentro da agenda do teatro Alfa Real -que nem sei se existe ainda. Portanto, tomem vergonha na cara e voltem a ter um conteúdo à altura do que eram no começo de 2001, pois não jogarei mais meu dinheiro no lixo com um jornal que escreve visando ao público da praça Vilaboim. Marcelo Henrique Nichio (São Paulo, SP)"

 

JUNGMANN vs. NEWSWEEK

"Jungmann quer processar ?Newsweek?", copyright Folha de S. Paulo, 18/01/02

"O ministro Raul Jungmann (Desenvolvimento Agrário) anunciou ontem que a Advocacia Geral da União irá processar a revista norte-americana ?Newsweek? devido a reportagem sobre a reforma agrária no Brasil. ?Isso não é uma reportagem, mas uma farsa. É uma matéria leviana.? Segundo ele, a reportagem se baseia em uma pesquisa com dados até 95, reeditada em 2001. A reportagem classifica o programa de reforma agrária do governo FHC como ?um desastre do começo ao fim?."